CI

Espírito Santo terá fábrica de café solúvel

A previsão é que a primeira etapa seja concluída no primeiro trimestre de 2021


A Companhia Cacique Café Solúvel, inaugurou a pedra fundamental da sua segunda fábrica, em Linhares (ES). A nova unidade será construída na Rodovia Governador Mário Covas – BR 101 – km 160, bairro Bebedouro, numa área de 500 mil m². 

A previsão é que a primeira etapa seja concluída no primeiro trimestre de 2021. “O acordo entre Mercosul e União Europeia – redução da taxa de importação dos 9% para zero a ser realizada, gradativamente, em quatro anos - nos fez acelerar os investimentos. A União Europeia é um mercado extremamente importante e o segundo principal destino das exportações de nossa empresa. A previsão é que o mercado brasileiro de café solúvel aumente em 35% suas exportações para o continente europeu nos próximos cinco anos”, ressalta Pedro Guimarães, diretor Comercial da Cacique.

Segundo ele a fábrica será construída em um estado considerado o maior produtor de canéfora do país, principal matéria-prima para a produção do café solúvel. “Quando estivermos operando em 2021 a capacidade será de 12 mil toneladas de café solúvel ao ano”, sinaliza.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel, Abics, o café solúvel é o 12° produto do agronegócio, faturando US$ 600 milhões de dólares por ano em divisas para o país. No acumulado de 2019, os embarques dos produtos cresceram quase 10% (9,95%) e a expectativa é fechar o ano em 4 milhões de sacas, ou seja, 500 mil sacas a mais quando comparado ao ano de 2018. De janeiro a setembro, o país exportou o equivalente a 2.996.829 sacas de 60 kg, rendendo ao Brasil US$ 440,5 milhões.

Até setembro, 104 países importaram o café solúvel brasileiro. Segundo a Abics, foi registrado um crescimento significativo para os países asiáticos. A entidade destaca a Indonésia no ranking que se classificou como o terceiro maior destino das exportações, atrás apenas dos Estados Unidos e Rússia e acima de Japão e Argentina.

No primeiro semestre de 2019, as exportações brasileiras de café solúvel aumentaram em 9,6% em volume, quando comparado com o mesmo período do ano passado, totalizando o equivalente a 1.861.793 de sacas de 60 kg. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.