CI

1° Seminário sobre Javalis: a análise do invasor

A programação do evento irá abordar desde a biologia e comportamento da espécie


A Comissão de Animais Selvagens e Meio Ambiente do CRMV-GO promove o "1° Seminário sobre Javalis: a análise do invasor", dia 23 de novembro (próximo sábado), das 08 às 20 horas, no auditório da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, em Goiânia-GO. O evento será gratuito, mas a comissão sugere a doação de um quilo de alimento não perecível, dentro do programa de responsabilidade social do CRMV-GO.

O javali é uma espécie exótica invasora trazida da Europa no início do século 20. Atualmente, é considerado uma das 100 piores espécies exóticas invasoras do mundo, ao proliferar e expandir rapidamente em diversas regiões. No Brasil, a população de javalis cresce exponencialmente, de 5% a 15% ao ano, concentrando nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Esse aumento do número de javalis e, consequente expansão territorial, devem resultar em convívio com a população das periferias das cidades, pois esses animais também vivem à procura de resíduos que os alimente.

Risco à Saúde Única

Contextualizando-os como um risco iminente à saúde única, os javalis causam danos à fauna, diminuindo a biodiversidade, à flora, gerando grandes perdas nas lavouras de milho e de soja, desencadeiam o assoreamento de corpos d’água e processos de erosão do solo. Além disso, representam um grave risco sanitário para a atividade pecuária e riscos à saúde pública devido às várias zoonoses que esses animais veiculam, como hepatite tipo "E", febre hemorrágica de Crimeia-Congo, peste suína clássica, febre aftosa, doença de Aujeszky, leptospirose, brucelose, tuberculose, entre outras, como ressaltou a presidente da Comissão de Animais Selvagens e Meio Ambiente, Méd. Vet. Luana Rodrigues Borboleta.

Programação

A programação do evento irá abordar desde a biologia e comportamento da espécie, para entender o motivo desse animal ser considerado uma praga, a temas como caça estratégica. Alguns assuntos que serão tratados no seminário são: impactos no meio ambiente, na agricultura, produção comercial de suínos, disseminação de doenças para granjas de suínos, zoonoses e os perigos do consumo da carne de javali, caça como estratégia de controle da população e normativas legais de caça dessa espécie no Brasil.

O seminário tem o apoio institucional do Ministério Público do Estado de Goiás (CAOMA MP-GO), Agrodefesa, Associação Goiana de Suinocultores (AGS), IBAMA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Associação Nacional de Caça e Conservação (ANCC), Instituto Chico Mendes (ICMBio), Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG e Exército Brasileiro.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.