CI

Mais de 120 municípios goianos participam do Dia D de Aceiros e Podas no Estado

Medida visa a prevenção e o combate a queimadas na zona rural, em Goiás


Foto: Divulgação

Criado em julho de 2021 no Estado, por meio de iniciativa do Governo de Goiás, o Comitê Técnico de Prevenção e Combate a Focos de Incêndios na Zona Rural realiza nesta quarta-feira (28/07), a partir das 8 horas, em mais de 120 municípios goianos, o Dia D de Aceiros e Podas. É uma das primeiras medidas adotadas pelo Comitê, no Estado, com o intuito de prevenir focos de incêndio na área rural. A ação ocorrerá por meio de parceria com os Sindicatos Rurais nos municípios. Representantes do Comitê e de entidades parceiras estarão nas cidades goianas de Anápolis, Rio Verde, Morrinhos, Cristalina e Nova Crixás para acompanhar o Dia D, que terá, ainda, a participação de produtores rurais.

De acordo com o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, os aceiros e podas são adotados como medidas preventivas, porque contribuem para a eliminação ou a redução de fontes de propagação do fogo. “Estamos em um período crítico no Estado, por isso é importante que ações estratégicas sejam realizadas para orientar produtores e demais públicos sobre como evitar a propagação de incêndios. Por meio do Dia D e com a ajuda de parceiros de diferentes segmentos, pretendemos orientar sobre construir e realizar a manutenção de aceiros mecânicos, sem a utilização de fogo, e podas na zona rural”, enfatiza. 

Comitê

O comitê foi criado com o propósito de estabelecer estratégias de combate a incêndio, especialmente de prevenção, e somar forças para a realização de ações que possam mitigar impactos ambientais e danos socioeconômicos no Estado. Por meio de um planejamento estratégico, estão sendo adotadas, a partir de 2021 e com foco nos próximos anos, ações a curto, médio e longo prazos em eixos como Comunicação, Prevenção, Monitoramento, Fiscalização e Combate. O objetivo é levar informações ao produtor rural e demais públicos por meio de canais de comunicação, promover mutirões como o Dia D de Aceiros e Podas nos municípios goianos, realizar cursos e treinamentos para confecção de abafadores, assim como patrulhas em áreas de maior risco, entre outras ações.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, a proposta é atuar, de forma conjunta, para promover ações que possam ajudar a prevenir incêndios na zona rural. “Por meio do Comitê Técnico, envolvendo diferentes entidades, será possível que cada instituição contribua na sua área de atuação, somando forças para combater esse problema que tanto afeta o campo, principalmente nessa época do ano”, informa.

Entidades que fazem parte do Comitê:

Associação Goiana dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja)
Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO) 
Corpo de Bombeiros Militar de Goiás 
Enel Distribuição Goiás
Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)
Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg)
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO)
Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO)
Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO)
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) 
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – GO 
Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçúcar)
Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg)
Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Goiás (PRF) 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.