CI

ADAMA lança tecnologia de informação integrada para acompanhamento das etapas da produção canavieira

O novo serviço recomenda decisões em tempo real para a otimização das operações


Entre os desafios na produção de cana-de-açúcar, a redução dos custos é uma das prioridades. Presente de forma expressiva em Estados como São Paulo, Goiás e Pernambuco, a cultura da cana-de-açúcar é uma das mais importantes para o sucesso do agronegócio brasileiro. Com uma estimativa de 635,51 milhões de toneladas produzidas na safra 2018/2019, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção canavieira demanda cada vez mais investimentos em inovação e tecnologia, para que a produtividade se mantenha em crescimento e os custos em níveis satisfatórios.

Em linha com as tendências e firme em seu objetivo de simplificar a vida do agricultor, a ADAMA, empresa global do setor de agroquímicos, lança o seu mais recente serviço de monitoramento para a produção de cana-de-açúcar, o sistema ADAMA Sagres. Composto por uma plataforma que reúne dados e informações relevantes sobre o dia-a-dia operacional da usina, a novidade chega para auxiliar o mercado sucroenergético a tomar decisões inteligentes em cada etapa que compõe as atividades da usina.

Mapeando e monitorando as operações no campo, o ADAMA Sagres irá revolucionar os métodos de avaliação das atividades, pois integra, de forma simultânea, históricos de atividades anteriores com informações atualizadas sobre localização, consumo de combustível da máquina, tempo de produtividade, demanda por manutenção e metas dos operadores. O seu diferencial encontra-se nos cálculos em tempo real que possibilitam a recomendação e automação de decisões adequadas para cada circunstância.

"A otimização do tempo produtivo é um fator crucial para o sucesso do setor canavieiro. Por meio de observações e pesquisas realizadas, constatamos, por exemplo, que na operação de colheita, uma máquina colhedora fica improdutiva em média por 10 horas em um único dia. O CTT (corte, transbordo e transporte) é uma das operações mais caras no sistema produtivo desta cultura", aponta Breno Siqueira, gerente de Produtos da ADAMA Brasil. "É com base em tecnologia e por meio de seu banco de dados, que o ADAMA Sagres produz as respostas e orientações adequadas para que a usina otimize recursos como tempo e insumos para alcançar maior eficiência e produtividade em sua lavoura''.

Além de todos os benefícios que oferece, a dinâmica de funcionamento do ADAMA Sagres também pode ser considerada uma ferramenta de motivação para os colaboradores que usufruem do serviço, pois permite o acesso e o controle de um sistema pré-estabelecido de metas, que oferecem melhor visualização e planejamento para potencializar os resultados na produção de cana-de-açúcar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.