CI

Cursos do Senar ajudam jovem a conquistar emprego no campo

A mudança foi radical na pandemia


Foto: Divulgação

A mudança foi radical na pandemia. A jovem Vívian Ribeiro de Oliveira Preto decidiu se mudar de mala e cuia para Rio Verde, em Goiás, em busca de aprimoramento com os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) nas áreas de produção vegetal e operação de máquinas agrícolas.

O munícipio, conhecido nacionalmente como polo produtor de grãos, foi escolhido justamente por essa característica. Recém-formada em engenharia agronômica, Vívian, de 33 anos, estava focada em voltar a atuar nessa área, depois de uma experiência no Paraná no início da pandemia, onde também trabalhou com a safra de grão.

Neste intervalo entre Paraná e Goiás, ela voltou para sua cidade natal, Bragança Paulista, interior de São Paulo, quando decidiu tentar uma vida nova no meio rural. “Eu estudei a região do meu interesse, me planejei e fui tentar a sorte, que eu chamo de resultado do foco”, revela Vívian.

Ela se organizou financeiramente para ir para Rio Verde enquanto no participava das capacitações no período de adaptação na nova cidade.

“Em 2020, em um intervalo de 30 dias, eu participei de nove cursos do Senar. Nesse período, entreguei currículos e foi o período também que mais participei de processos seletivos e consegui o emprego na área em que almejava em 45 dias”, detalha.

Entre as capacitações realizadas por Vívian, seguindo todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19 pela instituição, ela fez treinamentos para operar tratores e máquinas agrícolas, GPS, drones para mapeamento e monitoramento de áreas produtivas, além de operação de máquinas e implementos em plantio direto.

Hoje ela atua como auxiliar de campo para a produção de sementes de soja, área em que sempre sonhou trabalhar. O serviço envolve assistência técnica a 12 produtores de grãos cooperados de uma empresa de insumos e serviços agrícolas.

Ela garante que o conhecimento adquirido nesses cursos contribui na sua rotina. “Aprendi como regular uma máquina plantadeira, algo imprescindível para liberação de plantio de soja. Isso me ajudou, pois essa era uma das minhas primeiras funções na safra. Caso o produtor não fizesse ou estivesse incorreto, eu mesma poderia fazer”.

Capacitações gratuitas – O Senar oferta cursos de formação profissional rural em mais de 300 ocupações do campo, disponíveis em todos os Estados. Para saber as capacitações disponíveis na sua região, procure o Senar de seu Estado: https://www.cnabrasil.org.br/s...

Além disso, são mais de 80 cursos online nas áreas de empreendedorismo e gestão de negócios, agricultura de baixa emissão de carbono, manejo de pastagens, bovinocultura de corte, agricultura de precisão e qualidade de vida. Para conhecer, acesse:  http://ead.senar.org.br/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.