CI

Captação de água na bacia do Meia Ponte volta ao normal

Sistema Faeg Senar declarou o retorno da normalidade hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte


Após deliberação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, da qual faz parte o Sistema Faeg Senar, a Secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, CECIMA, declarou o retorno da normalidade hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte. Com isso foi revogado o artigo o Art. 1º da Portaria nº 183/2018-GAB, de 29 de junho de 2018, que reduziu em 50% os volumes captados para todos os usos, exceto abastecimento público e dessedentação animal. Por causa da boa quantidade de chuva e o uso eficiente da água a vazão do Rio voltou ao normal. Agora é permitindo a captação do total dos volumes outorgados ou dispensados e insignificantes cadastrados. 

Foi determinado ainda a continuidade dos estudos dos dados hídricos e climatológicos na referida bacia, para o retorno da emissão e renovação de outorgas de direito de uso de recursos hídricos, bem como declarações de uso insignificante. “Agora começa o trabalho do comitê para compatibilizar, os usos de horticultores, das agriculturas familiares de subsistência ao contexto da disponibilidade de água da bacia da meia ponte”, explicou, Jordana Sara, consultora técnica do Sistema Faeg Senar Goiás.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.