CI

RS já colheu 75% do girassol

O Estado deve colher 2 mil toneladas ou 13% a menos


Foto: Marcel Oliveira

Cerca de 75% da área semeada de girassol no Rio Grande do Sul em agosto, já foi colhida. Os trabalhos ocorrem na região de Santa Rosa. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e publicado pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, as poucas lavouras semeadas após as chuvas do final de novembro, correspondentes a 25% do total da área cultivada, estão em fase de enchimento de grãos.

A expectativa inicial de produtividade do girassol era de 1,6 ton/ha, mas a média atual apresenta redução de aproximadamente 22,5% devido ao clima desfavorável nas lavouras semeadas em agosto, ficando a produtividade na média de 1,2 ton/ha. A área implantada nessa safra também está inferior ao ano anterior. Segundo o último levantamento da Conab, o Estado deve colher 2 mil toneladas ou 13% a menos.

No Brasil o maior produtor é Goiás, com expectativa de 34 mil toneladas. No total o país deve colher 55 mil toneladas, uma queda de 27%. O preço da saca de 60kg é de R$ 154,50.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.