França envia trigo para moagem para os EUA
A UE exportou 474 mil toneladas de trigo mole para os EUA em 2023-24
Quase 27 mil toneladas de trigo francês foram enviadas para os Estados Unidos no final de agosto, com destino a Albany, Nova York, onde a Ardent Mills opera um moinho de farinha. A informação foi divulgada pela Bloomberg, com base em dados do Porto de Rouen. A área plantada de trigo nos EUA tem diminuído nas últimas décadas, já que os agricultores preferem o milho e a soja, culturas mais lucrativas.
Esse cenário, combinado com problemas de produção, fez com que os usuários finais dependessem cada vez mais de fornecedores estrangeiros. Em 2023-24, as importações de trigo dos EUA atingiram o maior nível em seis anos, em meio à redução da produção causada pela seca, segundo o Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA. Uma pequena parcela das 3,76 milhões de toneladas importadas veio da União Europeia.
A UE exportou 474 mil toneladas de trigo mole para os EUA em 2023-24, o maior volume em mais de 20 anos, de acordo com dados da Comissão Europeia, citados pela Bloomberg. Desde o início do ano comercial, em 1º de julho, pelo menos 53 mil toneladas de trigo europeu foram enviadas para os EUA. A França, principal produtora de trigo da UE, realizou o embarque para Nova York, apesar de enfrentar sua menor colheita em 40 anos, devido ao clima extremamente úmido. Com seus mercados tradicionais na África e Europa trocando o trigo francês pelo mais barato da Rússia e Ucrânia, o país está em busca de novos destinos para exportação.
Embora os EUA normalmente produzam trigo suficiente para atender à demanda interna, fatores como altos custos de transporte ferroviário e preços mais competitivos de fornecedores estrangeiros aumentaram as importações. No entanto, o FAS projeta que, com a maior safra dos últimos oito anos esperada para 2024-25, as importações de trigo dos EUA cairão 24%, atingindo 2,85 milhões de toneladas.