CI

Chuva de até 50 milímetros na próxima semana devem amenizar perdas nas lavouras

Apesar de não ter alterado suas projeções para a safra gaúcha de verão em seu 4° levantamento do ciclo 2019/2020


Foto: VINÍCIUS FLOSS

Apesar de não ter alterado suas projeções para a safra gaúcha de verão em seu 4° levantamento do ciclo 2019/2020, a Conab apontou que, devido à estiagem, o Estado já não alcançará mais todo o potencial produtivo em culturas como soja e milho. A boa notícia para o Rio Grande do Sul, de acordo com Cleverton Santana, gerente de Levantamento e Avaliação de Safras da Conab, é que a previsão climática é de chuva para a próxima semana nas lavouras gaúchas.

“A expectativa com a volta da chuva na próxima semana, entre 40 milímetros e 50 milímetros, é de ao menos evitar mais perdas”, ressaltou Santana.

Ao destacar a falta de precipitações sobre o Estado, o representante da Conab chamou a atenção para danos especialmente nas regiões Nordeste e Central do Rio Grande do Sul, onde já se poderia assegurar que não será alcançado todo o potencial produtivo das lavouras. A produção de soja não deve mais superar os 19 milhões de toneladas, como previsto até o momento. A estimativa de 19,187 milhões, de acordo com o atual levantamento, dificilmente será alcançada. Como foi finalizado no dia 21 de dezembro, porém, a coleta de dados da Conab ainda deixaria de apontar todos os danos da falta de precipitações até agora.

“No Nordeste do Estado, mais caracterizada por culturas de sequeiro, os índices de vegetação das lavouras, que até recentemente estavam semelhantes aos da safra passada, agora começaram a mostrar retração”, destacou Santana.

Nacionalmente, a estimativa da safra 2019/20 de grãos divulgada pela Conab é de uma produção de 248 milhões de toneladas, com aumento de 2,5% ou 6,1 milhões de toneladas em relação a 2018/19, podendo alcançar um novo recorde da série histórica.

A expectativa da companhia é de que a área semeada alcance 64,2 milhões de hectares, alta de 1,5% em comparação à da safra anterior. Isso porque as condições climáticas adversas registradas no Rio Grande do Sul não afetaram a produção em Estados como Paraná, Mato Grosso e Goias. E onde houve instabilidade no início do plantio de verão já começa a haver normalização. E é a cultura da soja, que vem mantendo a tendência de crescimento na área: nesta temporada deve ter incremento de produção em 2,6% em relação ao ciclo passado, chegando a 122,2 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.