CI

Respeito pelo cavalo é essencial na doma racional de equinos

Interação entre homem e cavalo, de forma natural, é fundamental no processo de doma de equinos


A interação entre homem e cavalo, de forma natural, é fundamental no processo de doma de equinos. A afirmação é do instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Álvaro Lúcio, que vai orientar o público da 3ª edição da Exposição de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária (Expopec) sobre como realizar a doma racional. A demonstração ocorrerá no dia 23 de março, a partir das 8h30, no Parque de Exposição Hilton Monteiro da Rocha, em Porangatu (GO).

Segundo ele, é preciso pontuar o respeito pelo cavalo e sua fragilidade perante os ‘olhos’ do homem, além de ler os sinais corporais, obtendo, assim, um melhor resultado na doma. Para que o público possa compreender melhor, serão repassadas informações que fazem parte do curso do Senar Goiás de Doma Racional de Equinos. Temas como introdução à doma, abordagem, contenção, avaliação do animal, flexionamentos, manobras essenciais da doma, entre outros, vão integrar a demonstração.

Álvaro explica que hoje existem muitas técnicas de como se domar um animal, mas que a pessoa tem que identificar em qual delas se sente mais segura. “Mas o lema é confiança, lealdade e trabalho em grupo”, destaca. Ele acrescenta ainda que o maior cuidado que se deve tomar com os animais, sejam de qual espécie for, é proporcionar que o animal tenha experiência positiva no seu desenvolvimento. “Cavalo tem que ser cavalo e cachorro tem que ser cachorro. Alimentação de qualidade, água, e os bons tratos também são essenciais”, afirma.

Expopec 2018

A novidade deste ano da Expopec 2018 é que a exposição terá espaço para a parte de aves também. O evento, considerado um dos principais do Centro-Oeste voltado para a cadeia produtiva da carne, tem o objetivo de divulgar e apresentar as tecnologias direcionadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, de aves, ovina/caprina e suína, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. Para a edição de 2018, a expectativa é receber mais de 20 mil pessoas e superar os R$ 50 milhões em volume de negócios. A realização é da Faeg, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e do Sindicato Rural (SR) de Porangatu.

Estão previstas palestras com renomados especialistas, técnicos e pesquisadores do segmento de pecuária no Brasil. Também vão ser realizadas oficinas e demonstrações, vitrine da carne, espaço para negócios, feiras de touros, exposição de animais, shopping de cavalos, capacitações, festival gastronômico e outras atividades. O público poderá conferir ainda o lançamento e a demonstração de novos produtos, equipamentos, máquinas e serviços.

Ficha Técnica

3ª Expopec

Data: 22 a 25 de março de 2018 (quinta a domingo)

Local: Parque de Exposições Agropecuárias ‘Hilton Monteiro da Rocha’

Endereço: Av. Brasília, Vila Rosa, Porangatu (GO)

Informações e inscrições: www.expopec.com.br

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Comunicação/Faeg

Fabiane Fagundes – (62) 3096-2200 / 98317-0040

Nayara Pereira – (62) 3096-2200 / 99661-7921

Comunicação/Sebrae Goiás

Wilson Lopes de Menezes – (62) 3250-2251 / 99359-8162

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.