CI

Goiás deve aumentar área plantada de soja na safra 2020/2021

O secretário de agricultura lembrou que Goiás já é o terceiro maior produtor de grãos do País


Foto: Pixabay

O início do plantio da safra agrícola 2020/2021 foi aberto nesta terça-feira (29/09), pelo governador Ronaldo Caiado, na Fazenda Pamplona, no município de Cristalina. Este ano, atendendo ao pedido dos agricultores goianos, a Agrodefesa antecipou o período do vazio sanitário da soja e, consequentemente, também foi adiantado o início do plantio da oleaginosa no Estado.

Em entrevista ao programa O Mundo em sua Casa, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, disse estar otimista, diante dos resultados alcançados nesta última safra. Lembrou que Goiás passou a ser o terceiro maior produtor de grãos do País, gerando importantes conquistas, tais como o aumento do emprego no campo, o incremento da industrialização e o avanço das exportações, e assim gerando divisas importantes e a retomada da economia goiana.

Na safra 2019/2020 o Estado produziu mais de 13 milhões de toneladas de soja. Para o titular da Seapa, a expectativa para a safra 2020/2021 do grão é de crescimento na área plantada. “Os resultados nos demonstram que os produtores estão entusiasmados, incentivados a estarem aumentando sua área de produção”, disse aos apresentadores das rádios Brasil Central AM e RBC FM, Emmerson Kran e Gil Bomfim. Ele apontou ainda a possibilidade de aumento da oferta de soja e milho, e de grãos de uma forma geral.

Estiagem prolongada

Admitiu que o período de estiagem prolongada “pode atrapalhar um pouco”. E acrescentou: “mas o produtor é um guerreiro, é um herói, supera todos os obstáculos e enfrenta todos os riscos”, lembrando o que o clima é o principal deles. Entretanto, com planejamento e boa organização na sua propriedade, Antônio Carlos afirmou que é possível se preparar (para os desafios).

Sobre a seca, ponderou que todas as informações (meteorológicas) estão sendo acompanhadas pelo setor agropecuário. De acordo com ele, no ano passado também houve um período de retardamento das chuvas. “Estamos ansiosos para que, a partir da segunda quinzena de outubro as chuvas comecem a surgir com mais frequência; e a partir de novembro, com mais regularidade”, declarou.

Agricultura familiar

Antônio Carlos destacou também a importância da agricultura familiar. São 95 mil propriedades rurais no Estado, o equivalente a 61% do total. Informou que os agricultores familiares estão sendo beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Estadual, coordenado e gerido diretamente pela Seapa e executado pela Emater.

Por meio do PAA, os agricultores familiares podem comercializar sua produção diretamente com o Governo do Estado. Informou que R$ 5,3 milhões estão sendo disponibilizados inicialmente para 75 municípios, dando oportunidade aos agricultores familiares de comercializarem os alimentos que serão doados às famílias com maior vulnerabilidade social, cadastradas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.