Técnicos são treinados para avaliar cachaçarias em Goiás

Imagem: Pixabay

ARTESANAL

Técnicos são treinados para avaliar cachaçarias em Goiás

Os estudos podem auxiliar os produtores que pretendem participar de programas de certificação
Por:
303 acessos

Técnicos e bolsistas do Senai de Goiás foram treinados no Sistema de avaliação de impactos ambientais de inovações tecnológicas agropecuárias (Ambitec-Agro), desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) para avaliar nove produtores de cachaça artesanal que buscam um diferencial no mercado.

Conforme o pesquisador Claudio Buschinelli, essa atividade de transferência de tecnologia teve como parceiros, além do Senai/GO, a Associação Goiana dos Produtores de Cachaça de Alambique ( Agopcal) e o Sebrae/GO, que coordena um projeto de desenvolvimento de cadeias produtivas e cobriu as despesas de viagem e hospedagem durante o curso.

"Apresentamos os resultados das avaliações de dois produtores, que obtiveram resultados positivos no desempenho socioambiental da atividade produtiva", diz Buschinelli, apesar dos impactos negativos registrados principalmente nos critérios Uso de insumos agrícolas e Consumo de energia".

Ainda de acordo com Buschinelli, esse fato foi observado em outras avaliações e pode ser considerado esperado no caso de intensificação produtiva, mas que merece análise mais detalhada para mudanças nos processos.

Entretanto, os impactos altamente positivos registrados para os critérios Valor da propriedade, Relacionamento institucional, Geração de renda e em menor grau, na Capacitação e Qualidade do solo, apontam para a adequação do manejo e procedimentos adotados pelos produtores. Vale destacar o elevado grau de profissionalismo dos produtores avaliados neste estudo.

Tais estudos, enfatiza Buschinelli, podem auxiliar os produtores que pretendem participar de programas de certificação a se prepararem para adequação às normas estabelecidas.

Sobre o Ambitec-Agro

O Sistema de avaliação de impactos ambientais de inovações tecnológicas agropecuárias (Ambitec-Agro) consiste de um conjunto de matrizes multicritério que integram indicadores do desempenho de inovações tecnológicas e práticas de manejo adotadas na realização de atividades rurais. Sete aspectos essenciais de avaliação são considerados: 1. Uso de Insumos e Recursos; 2. Qualidade Ambiental; 3. Respeito ao Consumidor; 4. Trabalho/Emprego; 5. Renda, 6. Saúde e 7. Gestão e Administração.

Os critérios e indicadores são construídos em matrizes de ponderação nas quais dados obtidos em campo, junto ao produtor/administrador do estabelecimento, são automaticamente transformados em índices de impacto expressos graficamente. Os resultados da avaliação permitem ao produtor/administrador, averiguar quais práticas de manejo produzem maior impacto no desempenho de sua atividade e, aos tomadores de decisões, gestores e organizações, a definição de políticas e instrumentos para melhoria de desempenho das atividades rurais, bem como a implantação de um sistema de benchmarking para a identificação de empreendimentos com melhor desempenho ambiental e determinação de estudo de caso afinados com os planos de desenvolvimento local sustentável.

O objetivo do sistema de indicadores Ambitec-Agro é prover uma abordagem simples e prática, expedita e de baixo custo, aplicável à avaliação multicritério de impactos socioambientais, para a ampla variedade de inovações tecnológicas e atividades rurais focadas nos projetos de P&D da Embrapa e seus parceiros do sistema brasileiro de pesquisa agropecuária. A estrutura hierárquica do método consta de uma série de Princípios de adequação tecnológica (e de atividades rurais), compostos por Critérios de desempenho social e ambiental, construídos com Indicadores selecionados e testados em experiências prévias de avaliação ambiental e ensaios de campo.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink