CI

Safra de inverno vai aproximar 8 milhões de toneladas

Seis culturas terão elevação na produção na safra 2020/21


Foto: Pixabay

O Brasil se prepara para uma boa safra das culturas de inverno. Segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) seis culturas analisadas terão aumento de produção, mantendo a área plantada da safra anterior. São elas aveia, centeio, trigo, triticale, cevada e canola.

Juntos os grãos somam uma produção de quase 8 milhões de toneladas. No ciclo anterior foram cerca de 7,5 milhões de toneladas. O trigo, a principal delas, vai ter um incremento de produção de 2,2%, com uma safra esperada de 6,371 milhões de toneladas. 

As primeiras lavouras já estão sendo implantadas em algumas regiões do país, com destaque, nesse momento, para o cultivo de trigo no Centro-Oeste, especialmente em manejo de sequeiro, no Distrito Federal e em Goiás. As condições climáticas estão favoráveis à formação das lavouras, apresentando adequado acúmulo de umidade no solo para germinação e emergência das sementes. O cultivo deve se estabelecer por quase todas as regiões brasileiras, com destaque para a produção no Sul (principalmente Paraná e Rio Grande do Sul), Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e Centro-Oeste (especialmente Mato Grosso do Sul e Goiás).

Na aveia a produção deve ser de 927,1 mil toneladas (+9,6%); no centeio 10,6 mil toneladas (+1,9%); na cevada 385,3 (+2,9%); na canola 44,3 mil toneladas (+37,6%) e no triticale produção esperada de 44,3 mil toneladas (+8).

O destaque fica por conta do Rio Grande do Sul que vai expandir sua produção, contando com um clima melhor do que na safra passada. Em aveia o aumento de produção deve ser de 16%; em canola 39%; em centeio 7%; em cevada 14%; em triticale 35% e em trigo 10%.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.