CI

Produção mundial de milho na atinge 1,22 bilhão de toneladas

No Brasil, a produção de milho deve ultrapassar 110 milhões de toneladas


Foto: Pixabay

A produção mundial de milho na safra 2023/24 está projetada para alcançar 1,22 bilhão de toneladas, um aumento de 6% em relação à safra anterior. Os Estados Unidos lideram como o maior produtor global do cereal, com quase um terço do total. A China ocupa a segunda posição, contribuindo com 24% da produção mundial, enquanto o Brasil aparece em terceiro lugar, representando 10% do total. As informações são do Boletim de Conjuntura Agropecuária, elaborado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

No Brasil, a produção de milho deve ultrapassar 110 milhões de toneladas. O último boletim da Conab estimou uma produção de 114,1 milhões de toneladas, porém, com o avanço da colheita e as condições climáticas adversas enfrentadas pelos produtores, é provável que essa estimativa seja revisada para baixo.

No Paraná, a safra deve fechar com uma produção superior a 14 milhões de toneladas. O relatório mais recente do Deral estimou 15,8 milhões de toneladas, sendo 2,6 milhões da primeira safra, já totalmente colhida, e 13,2 milhões da segunda safra, que está em plena colheita. Entretanto, a produtividade tem sido abaixo do esperado em várias regiões do estado, sugerindo uma possível revisão para baixo na estimativa de produção.

A colheita da segunda safra de milho 2023/24 no Paraná atingiu 29% da área total de 2,4 milhões de hectares. Dentre as áreas ainda a serem colhidas, 77% estão em maturação, ou seja, em condições já de colheita ou muito próximas disso.

Essa situação reflete as dificuldades enfrentadas pelos agricultores devido às condições climáticas, mas também destaca a capacidade de adaptação e a resiliência do setor agrícola no estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.