CI

Qualificação vai ajudar a regularizar produção artesanal de queijos

Proposta do governo é de integrar os órgãos de defesa sanitária, assistência técnica e apoio


Foto: Marcel Oliveira

Em Goiás, centenas de famílias trabalham na produção artesanal de queijos. Em algumas situações, são categorizados, tecnicamente, como clandestinos por não cumprirem as exigências legais de produção aplicadas à indústria. Para auxiliar os produtores desse nicho de mercado, o governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), decidiu criar um grupo de trabalho voltado ao auxílio na regularização de queijarias artesanais e fomento da comercialização desse tipo de produto.

A proposta é integrar órgãos de defesa sanitária, assistência técnica, apoio operacional, entre outros, a fim de estimular o desenvolvimento do setor, proporcionando um mercado com mais oportunidades e produtos com maior valor agregado. Além disso, a sociedade poderá ter certeza de que está adquirindo um produto dentro das normas de qualidade estipuladas pelos órgãos de controle.

A primeira reunião de alinhamento para início dos trabalhos do grupo foi realizada na última sexta-feira, 6, e reuniu o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o chefe de gabinete, Adélio Prado; o superintendente de Produção Rural Sustentável, Donalvam Maia; o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Dirceu Borges; o assessor técnico do Senar Goiás, Carlos Eduardo Freitas Carvalho; e o produtor rural João Vicente.

O secretário Antônio Carlos destacou que existe uma busca crescente por produtos diferenciados, e a proposta artesanal se enquadra nisso. "Precisamos oferecer suporte e políticas públicas no sentido de contribuir com a regularização dos produtores, auxiliando-os no desenvolvimento de seu processo produtivo e incentivando a agregação de valor ao produto final", comentou, ao reafirmar que o foco do governo do Estado de Goiás é atender aos interesses de todos os goianos.

Plano de ação Dirceu Borges, do Senar Goiás, se propôs a contribuir no sentido de oferecer cursos de capacitação voltados a produtos artesanais. Futuramente, deve-se iniciar um projeto piloto em Goiás dentro do eixo de agroindustrialização, com regularização da produção e fomento para a comercialização. Para efetivação das tarefas e abrangência de todos os aspectos importantes para a produção e comercialização, o secretário Antônio Carlos se dispôs a convidar outros órgãos e entidades que possam contribuir com a estruturação do plano de trabalho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.