CI

Sistema de segurança rural de Rondonópolis é destaque

Patrulha Rural é uma parceria da PM com o Sindicato Rural


Durante a semana passada ocorreu o 2º Painel sobre Segurança no Campo promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA. O evento reuniu especialistas das Polícias Militares de 14 Estados e do Distrito Federal, que apresentaram ações voltadas ao policiamento rural e trocaram experiências estaduais, além de discutirem a criação de uma rede de contatos entre as corporações.

Mato Grosso foi representado pelo Cel. Gleber Cândido Moreno, Comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Rondonópolis e da 14ª Companhia Independente de Força Tática. “Estamos aprendendo e ensinando a respeito do trabalho de segurança no campo. Na verdade, começamos em 2014/2015, na gestão do então presidente Francisco Olavo Pugliesi de Castro, um movimento próprio para atender as demandas do Sindicato dos Produtores Rurais, com patrulhamento de áreas próximas à cidade. Efetivamente em 2017 concretizamos uma parceria com o Sindicato e montamos a Patrulha Rural, com o que na ocasião era necessário. Hoje temos grupos no WhatsApp, cadastro de propriedades rurais, e fazemos visitas e ações de proteção aos produtores. Ainda trabalhamos sem muita tecnologia e é isso que vim buscar no encontro nacional”, disse o Cel. Cândido.

Atualmente na Regional, com o trabalho da Força Tática em parceria com Sindicatos e outras entidades ligadas ao agronegócio, tem 328 propriedades rurais cadastradas com vias de acesso facilitadas e contatos por meio de telefone celular e redes de relacionamento. “O que levo desse encontro para nossa região é a necessidade de nos inserir nos meios tecnológicos que possam resultar em maior eficiência e rapidez no trabalho de patrulhamento rural. Não estamos longe do resto do país pois já conseguimos reduzir bastante os números de ocorrências na área rural, o que nos falta é equipamentos para que nosso trabalho ganhe força e eficiência”, reforçou o Cel. Cândido.

Em Goiás tem um sistema de segurança rural implantado desde 2017, que vem surtindo efeito na redução de casos de violência contra proprietários e funcionários de fazendas assim como a redução de crimes contra o patrimônio. “O sistema de GO é mais moderno, mais tecnológico. Tem programa de cadastro de propriedades rurais e de georreferenciamento, além de drones e outros sistemas de monitoramento. Vamos buscar os parceiros e implantar primeiramente na regional Sul, depois podemos avançar o projeto e levar essas boas práticas de segurança no campo para o Estado de Mato Grosso”.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis, Aylon Arruda, disse que realmente a parceria é importante e as ações precisam de reforço tecnológico. “O Sindicato Rural trabalha com as demandas que os produtores nos trazem, na época, em 2017, a segurança rural era uma demanda bastante forte, fizemos esse elo com o Comando da Polícia Militar/Força Tática e prontamente fomos atendidos. Esse é um case de sucesso, hoje temos ronda da Polícia Militar em várias regiões, passando segurança para as propriedades e moradores da zona rural, diminuindo furtos de gado, roubo de defensivos, maquinários entre outros delitos”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.