CI

Contrato da Fico sai em novembro

Estrutura vi ligar o Vale do Araguaia, no MT, a Ferrovia Norte Sul


Foto: Pixabay

Em visita ao Mato Grosso, na semana passada, o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu que o contrato de autorização das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) sai até novembro. 

A primeira fase deve ligar o Vale do Araguaia a Ferrovia Norte Sul, de Água Boa, no Mato Grosso, até Mara Rosa, em Goiás,em um trecho de 383 quilômetros de trilhos. Logo após a construção de 518 de Água Boa até Lucas do Rio Verde e uma última etapa de 740 quilômetros do norte mato-grossense até Vilhena (RO) acessando portos e escoando a produção para o exterior.

No total a Fico deve ter 1.641 quilômetros e um investimento de R$ 2,73 bilhões, com prazo de quatro anos para entrega. “Não tem como não pensar como vai ser Mato Grosso daqui alguns anos, com o maior entroncamento de ferrovias do Brasil. Estou impressionado com o apetite dos investidores, que acreditam no Estado, nas pessoas que estão aqui, na capacidade de cada um”, completou.

O ministro também citou outra ferrovia importante, a Ferrogrão, entre Sinop (MT) a Miritituba-PA, com 933 quilômetros de extensão. São esperados investimentos de R$ 8,4 bilhões. A previsão do leilão de concessão é já no primeiro trimestre de 2021. Quando concluída a ferrovia deve ter capacidade de escoar de 23 milhões de toneladas de grãos, em 47 locomotivas e 1.180 vagões e, em 2030, atingir 31,7 milhões, operando com 83 locomotivas  e 3 mil vagões
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.