CI

GO: governador participa da Abertura do Plantio da Soja

Evento que marca início da safra 2020/2021 no Estado será realizado nesta terça-feira (29/09), às 9h, na Fazenda Pamplona, em Cristalina

Foto: Marcel Oliveira

O governador Ronaldo Caiado e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, participarão, nesta terça-feira (29/09), em Cristalina, da Abertura do Plantio da Soja em Goiás. O evento será realizado a partir das 9h, na Fazenda Pamplona/SLC Agrícola, e marca o início da safra 2020/2021 no Estado. A comitiva também visitará uma biofábrica, instalada na propriedade rural, voltada para o processamento de bioinsumos.

Com o fim do vazio sanitário da soja, no dia 24 de setembro, os produtores foram autorizados a iniciar a semeadura da safra de verão no Estado. Cristalina foi o município escolhido para abertura oficial do plantio da cultura em Goiás devido ao seu potencial de produção e aos investimentos de produtores na região.

Segundo as últimas estatísticas municipais divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município foi o terceiro maior produtor de soja do Estado, com produção registrada de 860 mil toneladas do grão.

Atualmente, Goiás é o terceiro maior produtor de soja no Brasil. Na safra 2019/2020, o Estado produziu 13,1 milhões de toneladas do grão, crescimento de 8,8% sobre a safra passada (2018/2019), em uma área plantada de 3,5 milhões de hectares, segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produtividade na safra 2019/2020 foi de 3.712 quilos por hectare e representou aumento de 6,7% em relação à safra 2018/2019.

Na solenidade oficial de abertura do plantio no Estado, além de autoridades do Governo de Goiás, são esperados representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa Arroz e Feijão, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Associação dos Produtores de Soja, Milho e Outros Grãos Agrícolas do Estado de Goiás (Aprosoja Goiás), Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo), Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa) e do Fórum das Entidades Empresariais do Estado de Goiás.

Também estarão presentes representantes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), da Agência Goiana de Defesa Agropecuária Agrodefesa (Agrodefesa), deputados federais e estaduais, além de autoridades da região.

Serviço:
Assunto: Abertura do Plantio da Soja em Goiás e visita à biofábrica da Fazenda Pamplona/SLC Agrícola
Quando: terça-feira (29/09), 9h
Onde: Fazenda Pamplona/SLC Agrícola – GO 436, KM 60, Cristalina (GO)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.