CI

GO: bovinocultura é assunto principal na Semana da Agricultura Familiar

A bovinocultura, em especial a leiteira, figura-se entre as principais fontes de renda das pequenas propriedades


Foto: Marcel Oliveira

Pecuaristas, profissionais da área e demais interessados puderam participar nesta terça-feira (20) de um ciclo de palestras inteiramente voltado para a atividade pecuarista, durante o segundo dia da Semana da Agricultura Familiar. O evento é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A bovinocultura, em especial a leiteira, figura-se entre as principais fontes de renda das pequenas propriedades. O leite está entre os três produtos provenientes da agricultura familiar com maior destaque na produção anual de alimentos, com valor estimado em 886 mil litros por ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Zootecnista da Emater, Ana Kássia Ribeiro conduziu a primeira palestra do dia, ao lado do técnico e zootecnista da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), apresentando o Pró-Genética, programa de melhoria da qualidade genética do rebanho bovino brasileiro. 

Criado pela ABCZ e implantado em Goiás em parceria com a Emater, o projeto promove o aprimoramento do gado goiano e o consequente fortalecimento das cadeias produtivas da carne bovina e do leite. Através desse empreendimento, são realizadas feiras e leilões em diversos municípios para comercialização de touros puros de origem a preços acessíveis.

Em seguida, o engenheiro agrônomo da Emater, Juscimar Barroso, abordou sobre a importância de um manejo correto do pasto para tornar o rebanho bovino mais produtivo. O profissional trouxe como exemplo o caso de um pecuarista assistido pela Agência Goiana, o produtor Wanderley Silveira, com propriedade na Cidade de Goiás, onde foi realizado o processo de recuperação da pastagem. 

Para encerrar, o médico veterinário e fiscal estadual agropecuário da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Fernando Bosso, trouxe informações sobre as boas práticas de vacinação de rebanho. De acordo com o especialista, é fundamental que o pecuarista elabore um planejamento que envolva escolha das vacinas, calendário profilático, instalações e equipamentos necessários e manejo racional dos animais.

Semana Estadual da Agricultura Familiar

A Semana Estadual da Agricultura Familiar foi instituída pelo governador Ronaldo Caiado, por meio da sanção da Lei nº 20.513, de 12 de julho de 2019. Desde aquele ano, sempre na semana que compreende o Dia Nacional da Agricultura Familiar, em 24 de julho, devem ser desenvolvidas atividades para celebrar esse segmento que é fundamental para o desenvolvimento de Goiás.

Programação

Assim como na edição do ano passado, a próxima Semana da Agricultura Familiar será exclusivamente digital, com transmissão ao vivo das palestras, em decorrência da pandemia de Covid-19. Entre os temas que serão debatidos estão melhoramento genético de gado a preços acessíveis, produção de cerveja com mandioca da agricultura familiar, como a pesquisa desenvolvida pela Emater beneficia o pequeno produtor rural e detalhes sobre Crédito Rural. Além disso, o evento irá mostrar cases de sucesso com a participação de agricultores familiares assistidos pela Agência que tiveram suas vidas transformadas pela assistência técnica.

Confira a programação completa dos próximos dias de evento aqui. Assista o primeiro dia da Semana da Agricultura Familiar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.