CI

Empresa de proteína animal encerra operações em Goiás

Cerca de 400 funcionários serão demitidos em Cachoeira Alta, sudoeste goiano


Foto: Pixabay

A indústria de carnes bovinas Frigol anunciou o início do processo de encerramento das operações na unidade fabril de Cachoeira Alta (GO). A decisão foi impulsionada pela alta no preço do boi gordo e pela oferta restrita de animais para abate, somando-se a um enfraquecimento na demanda interna pela proteína.

A empresa pretende focar no mercado externo e por isso optou por manter o foco em suas unidades em São Paulo (Lençóis Paulista) e no Pará (São Félix do Xingu e Água Azul do Norte). Essas três unidades, com várias habilitações para exportação para diferentes mercados vão assegurar a disponibilidade de produtos para os mercados interno e externo. A unidade de Cachoeira Alta obtinha 80% das vendas no mercado brasileiro. A unidade, que poderia faturar R$ 700 milhões anuais, estava em déficit.

A planta goiana é arrendada e a devolução do frigorífico, que será concluída em maio, ocorre um ano e meio antes do fim do prazo do contrato de arrendamento. As atividades estão paradas desde março quando os funcionários entraram em férias coletivas. Cerca de 400 colaboradores serão demitidos. Com relação aos pecuaristas da região parte da produção será absorvida pela planta paulista.

A Frigol também informou que pesou na decisão a falta de atratividade de investimentos. “A decisão de encerrar nossas atividades em Cachoeira Alta foi baseada exclusivamente em análises técnicas. Não há qualquer relação com questões de ordem governamental de qualquer esfera. Em especial, sempre contamos com o apoio das autoridades locais, focadas em manter equilíbrio econômico de região. No entanto, a conjuntura de mercado atual não nos permitiu continuar com a operação”, afirma Orlando Negrão, diretor de operações.

A empresa familiar atua desde 1992 na produção e industrialização de proteína animal. Atualmente tem presença em mais de 60 países espalhados pela América do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.
 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.