CI

Saiba como será o tempo no fim de semana

O destaque para domingo fica para a intensificação de uma região de baixa pressão em alto mar, na altura de SC e SP


Foto: Marcel Oliveira

Neste final de semana, a atuação de uma frente fria entre a região sul e sudeste do Brasil, favorece a formação de instabilidades entre essas regiões, e este padrão persiste durante o final de semana. Além disso, na região norte, são esperados volumes significativos de chuvas nesses próximos dias. Ao passo que, em uma área no centro-leste do país, a condição para chuvas é muito pequena.

Sábado (17/04)
Como mencionado, devido à influência de uma frente fria, o tempo será marcado com a presença de instabilidades na faixa entre o MS, SP, sul de MG, PR e SC. Porém essas chuvas serão irregulares e mal distribuídas, sendo mais expressivas no oeste do MS, norte de SC e leste do PR. Mas não estão descartadas pancadas de chuvas localmente fortes no interior de SP.

Outra região com previsão de chuvas é na grande área que fica entre o MT e a faixa norte do país. São esperadas chuvas volumosas ao sul do estado do PA, onde podem superar os 50 mm pontualmente neste sábado, bem como ao sul do estado de RR. 

Na faixa do extremo norte do Brasil, o sistema que impulsiona essas chuvas é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).Este sistema, também influencia a região norte do nordeste, mantendo a condição para chuvas volumosas entre o estado do MA e SE. 

Apesar de todas essas áreas com potencial de chuvas, para este sábado, a região entre o GO, MG, sul do TO e sul da BA, têm menores condições para formação de chuvas. Isso por conta da atuação de uma massa de ar mais seco, que acaba diminuindo e até mesmo impedindo a formação de nuvens carregadas

Domingo (18/04)
O destaque para domingo fica para a intensificação de uma região de baixa pressão em alto mar, na altura de SC e SP. Essa intensificação vai evoluir para um ciclone, reforçando a frente fria que atua na região. Com isso é esperado que as chuvas avancem de forma mais significativa para o GO, e os volumes se intensifiquem na faixa leste de SC, PR e SP.  À medida que o sistema avança, o tempo vai limpando no RS e oeste de SC.

Nas demais áreas do país o tempo sofre poucas mudanças em relação ao dia anterior. Ainda são esperadas pancadas de chuva em praticamente toda a faixa norte do país, desde o oeste do AM até o litoral do Nordeste e com chances de chuvas fortes no MA, PI e PA. E uma leve diminuição dos volumes no estado de RR, especialmente no norte do estado. 

O tempo continua seco entre o norte de MG, DF, região de divisa entre GO e TO e sul da BA.

Confira como ficam as chuvas dos próximos dias:

Sábado:

Domingo:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.