CI

Estudo inédito analisa produção de hortaliças no DF

Ele aponta as oportunidades em cebola, tomate e batata


Foto: Eliza Maliszewski

Um estudo inédito divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quarta-feira (24), mostra o cenário da produção de hortaliças no Distrito Federal e entorno, regiões tradicionalmente de produção de grãos.

Ele aponta as oportunidades e desafios no cultivo e os bons resultados da produção na região. O resultado apontou uma produção de aproximadamente 94 mil toneladas de batata, 44 mil toneladas de cebola e 135 mil toneladas de tomate, com total de quase 274 mil toneladas das três culturas no período amostral realizado.

Entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, foram visitadas 92 unidades localizadas na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), onde foram apurados dados de produção, área plantada, produtividade, rentabilidade e custo estimado. 

A Ride abrange o DF, 29 municípios do estado de Goiás e quatro de Minas Gerais. “Os técnicos da Conab avaliaram os motivos que levaram os produtores locais a optarem por estas hortaliças, além de levantar dados e informações sobre a origem dos investimentos, os mecanismos escolhidos e os principais entraves para a produção e comercialização. “A escolha desses produtos foi feita exatamente pela relevância desses cultivos na região”, explica o superintendente da Conab no Distrito Federal, Rafael Bueno. “

Também foram levados em consideração a importância econômica, indicada pelo peso desses itens na composição do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Além do impacto dos custos de produção no cultivo destes produtos, o estudo mostrou que, com relação aos obstáculos relativos à comercialização, 51% dos entrevistados indicaram a carência de assessoria para realizá-la, enquanto 30% apontaram a dificuldade para acessar locais de comercialização, tais como mercados, feiras, Ceasas, entre outros. Outra questão apontada foi quanto a problemas no transporte, citado por 14% dos participantes da pesquisa.

Para as próximas ações, a Conab pretende incluir nos levantamentos futuros as frutas mais importantes para a economia local do Distrito Federal e Entorno, além de aperfeiçoar a coleta dos dados. Outro objetivo é expandir o projeto para outras localidades e com isso relacionar estes resultados obtidos aos dados de comercialização do Prohort.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.