CI

Cultivo de pêssego tem início de floração

Região Sul implanta cultivares tardias de pêssego



Foto: Pixabay

A Emater/RS-Ascar informou, nesta quinta-feira (17), que a floração dos pessegueiros de ciclo superprecoce e precoce já teve início na região administrativa de Caxias do Sul. Conforme o Informativo Conjuntural divulgado pela entidade, os produtores têm realizado tratamentos fitossanitários voltados à prevenção da podridão-cinzenta durante a floração e ao controle da crespeira-verdadeira.

Segundo a Emater/RS-Ascar, as temperaturas mais amenas dos últimos dias favoreceram o início do intumescimento das gemas florais nos pomares de ciclo médio. Também foi registrada a presença de cochonilha-de-tronco em diversas propriedades da região. “Produtores adotaram controle localizado da praga, sem registro de perdas provocadas pelas geadas até o momento”, relatou a entidade.

Na região de Pelotas, o frio manteve as plantas em dormência, o que favoreceu a realização de práticas culturais como poda, roçada e aplicação de tratamentos de inverno. Segundo a Emater/RS-Ascar, esses tratos envolvem o uso de caldas fungicidas e produtos à base de cobre, fundamentais para a sanidade dos pomares. Como parte do planejamento para renovação das áreas de cultivo, os agricultores da região também têm realizado o preparo e a correção do solo, formado camalhões, semeado plantas de cobertura e adquirido mudas. “Cultivares de ciclo tardio, como a Eldorado, foram implantadas para atender demandas de mercado”, informou a entidade.

Na região de Erechim, também foi observado o início da floração dos pessegueiros, com a poda já finalizada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.