CI

Arroz da Embrapa integra projeto voltado à agricultura familiar no MA

BRSGO Serra Dourada é uma cultivar de arroz de terras altas desenvolvida para a agricultura familiar


Foto: Pixabay

A cultivar de arroz de terras altas, BRSGO Serra Dourada, desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão e instituições parceiras, vem sendo adquirida há três anos pelo governo do Maranhão para ser distribuída a agricultores familiares dentro do projeto “Mais Sementes e Mudas”, conduzido pela Secretaria de Agricultura (Sagrima) e órgão estadual de pesquisa e extensão rural  (AGERP). 

Nas safras de 2017 a 2020, foram compradas pelo projeto “Mais Sementes e Mudas” 400 toneladas de sementes da cultivar de arroz de terras altas BRSGO Serra Dourada, informou o analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão, Rodrigo Sérgio e Silva. De acordo como ele, o montante foi adquirido junto a empresas licenciadas pela Embrapa para a multiplicação de sementes da BRSGO Dourada.

A BRSGO Serra Dourada é uma cultivar de arroz de terras altas desenvolvida para a agricultura familiar, por meio de melhoramento participativo, quando pesquisadores, profissionais da extensão rural e agricultores avaliam em conjunto linhagens de arroz, selecionando aquela que será lançada como cultivar recomendada para plantio. A BRSGO Serra Dourada foi lançada em 2009 e contou com a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG), Secretaria de Agricultura de Goiás, Emater GO e pequenos produtores do Estado.

A BRSGO Serra Dourada tem potencial produtivo de 3,5 mil quilos por hectare em experimentos conduzidos pela Embrapa. Possui precocidade (ciclo da semeadura à maturação de 107 dias) e apresenta rendimento de 57% de grãos inteiros no beneficiamento. É ainda um produto da classe longo-fino, o preferido pelo consumidor brasileiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.