CI

Queda da arroba desestimula pecuaristas no Maranhão

Nas últimas semanas, foram poucas as movimentações nos negócios envolvendo os bovinos de reposição no Maranhão


Nas últimas semanas, foram poucas as movimentações nos negócios envolvendo os bovinos de reposição no Maranhão. Este cenário trava o mercado e não dá abertura para variações nos preços destas categorias. O marasmo acontece porque por um lado os compradores não se interessam em realizar o giro do estoque da fazenda pela baixa atratividade do preço do boi gordo e pelo outro lado, os vendedores ainda têm o respaldo das pastagens e conseguem segurar os animais de reposição à espera de pagamentos melhores.  

Desde o início do ano, a arroba do boi gordo caiu mais do que o preço dos animais de reposição, ou seja, queda no poder de compra do pecuarista. De janeiro até o final de abril a arroba desvalorizou 5,3%, enquanto as referências para reposição ajustaram negativamente 0,7% seus preços, na média de todas categorias.

Essa conjuntura prejudicou a relação de troca. Para quem vende boi gordo (16,5@) e compra boi magro (12@), a troca hoje está em 1,34, em janeiro de 2018 estava 1,41. Portanto, piora de 5,1%. A tendência é que esse cenário de inatividade na reposição ainda se arraste por algumas semanas, com a parada técnica para vacinação e a desova de final de safra pressionando as referências da arroba.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.