CI

MA: produção de banana aumenta em São João do Paraíso depois da assistência do Senar

São João do Paraíso é considerado o segundo maior produtor de banana do Maranhão


Foto: Divulgação

Com grande potencial para a produção de banana, o município de São João do Paraíso – situado na região sul do Estado, tem se destacado pelo grande número de produtores rurais que investem neste tipo de negócio. Atualmente ele é considerado o segundo maior produtor do Maranhão, perdendo apenas para Itinga.

Muitos deles optaram por essa atividade, ao ver que o mercado regional absorve bem esses produtos. O mesmo deve-se dizer dos estados vizinhos, como Pará e Tocantins, onde a procura por produtos frutícolas é cada vez mais crescente.

O produtor José Nildo Arruda, dono da Fazenda São José, foi um dos que incrementou a sua produção, implementando o cultivo da banana pacovan. Há três anos ele experimentou o novo negócio, e manteve em suas duas propriedades as mesmas atividades de antes: feijão, arroz, melancia, abóbora e bovinocultura de corte.

Ele conta que antes de iniciar o trabalho, buscou conhecimento e pesquisou sobre a bananicultura. Por esse motivo sentiu-se estimulado ao ver os casos de sucesso no município. Conta ainda que, o incremento com a  exploração da bananicultura na sua produção, fez crescer substancialmente o negócio, especialmente com a chegada da Assistência  Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, o que influenciou sobremaneira no crescimento da produção.

“Sou muito grato ao Senar porque  através do técnico de campo, Justo Filho, tem me orientado  a produzir  mais e  melhor e agora comercializo os meus produtos em  São Luís,  Imperatriz e Belém”, enfatizou o produtor rural.

Tecnologias

O mesmo acontece com Reginaldo de Sousa Rocha, outro produtor também assistido pelo Senar, por meio do programa Retorno Certo. Rocha possui atualmente a maior plantação de bananas daquele município, sendo esta a  principal atividade da sua fazenda.  Como Nildo, Reginaldo também mantém em sua Fazenda o plantio de milho, arroz, feijão e abóbora.

”Eu comecei  com a banana  há cinco anos, e por meio da ajuda do Senar, têm sido desenvolvidas  muitas tecnologias na minha propriedade. Para mim, é só satisfação ter a equipe do Senar atuando conosco, fazendo o manejo junto com a gente”. Falou o produtor, destacando que no período de um ano e meio com a presença da entidade, houve uma significativa melhora tanto em qualidade, quanto em quantidade. “Estamos muito satisfeitos”, garantiu o bananicultor.

O técnico de campo, Justo Filho, destaca o trabalho de Reginaldo e as tecnologias desenvolvidas pelo Senar, em sua fazenda. “O Reginaldo é um dos grandes produtores de banana de São João do Paraíso. O trabalho  é feito direcionado ao manejo do solo, irrigação, controle de pragas e doenças e demais tratos culturais. A região vem melhorando bastante, após a atuação do Senar”, ressaltou Filho.

Para o Superintendente do Senar, Luiz Figueirêdo, a atuação da instituição na região Tocantina tem criado o substrato ideal para o crescimento dos produtores. “E, tanto o senhor Nildo, quanto Reginaldo, têm experimentado esse bom momento. "Queremos sim, a exemplo dos dois, que outros produtores sigam seus passos e passem a incorporar o Senar na lista de parceiros, que apoiam o aumento de seus negócios", destacou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.