CI

Mapa publica Zarc para culturas do Norte e Nordeste

Zoneamento é para algodão herbáceo, milho com braquiária 1ª safra, feijão caupi e milho 1ª safra


Foto: Embrapa

O Ministério da Agricultura publicou  no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21) as portarias do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2020/2021, para culturas de estados do Norte e Nordeste.

O Zarc foi aprovado para: cultivo do algodão herbáceo em AL, CE, PB, PE, RN, SE, AP, PA e RR; cultivo do consórcio milho com braquiária de 1ª safra em AL, CE, PB, PE, RN, SE e RR; cultivo do feijão caupi em MT, AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN, SE, AP, PA, RR e TO; cultivo do milho de 1ª safra em AL, CE, PB, PE, RN, SE, AP, AM, PA e RR.  

A ferramenta busca reduzir os riscos de perdas nas culturas por problemas climáticos e identificar a melhor janela de plantio de acordo com região, cultura e tipos de solo.  O modelo considera elementos que influenciam diretamente no desenvolvimento fisiológico da planta como temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, ocorrência de geadas, água disponível nos solos, demanda hídrica das culturas e elementos geográficos (altitude, latitude e longitude).  O Zarc é indispensável para quem deseja acessar o seguro rural.

Veja no link das portarias de 183 a 222 as melhores indicações para cada cultura.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.