CI

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca fortalece cadeia do arroz

O Programa Mais Sementes está incentivando a produção em diversas cadeias produtivas


O Governo está incentivando o crescimento da cultura arroz no Maranhão, por meio do Programa Mais Produção. As ações, realizadas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), dinamizaram a produção em vários municípios do estado. A entrega de equipamentos, sementes e demais insumos e a oferta de serviços de assistência técnica elevaram o lucro dos agricultores em 85% e a produtividade por hectare teve um aumento de 33%.

O Programa Mais Sementes está incentivando a produção em diversas cadeias produtivas em todas as regiões do Maranhão. Garante aos produtores o recebimento de sementes de qualidade no período certo do plantio.

Na cadeira do arroz são 250 propriedades assistidas nos municípios de Arari, Codó, Chapadinha, Viana, Matinha, Mata Roma, Vitória do Mearim, Pedreiras, Matões do Norte, Trizidela do Vale, São Mateus, Anajatuba e Peritoró.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca da Sagrima, Márcio Honaiser, ressaltou que os territórios de acordo com suas características para o incentivo da produção de cada tipo de arroz. “Entregamos patrulhas agrícolas com plantadeiras exatamente para fomentar, orientar e tecnificar, principalmente o pequeno produtor que tinha dificuldades para produzir.  Já começamos a ver os resultados positivos já acontecendo, este ano vamos entregar novos equipamentos e novas máquinas para podermos ajudar e ampliar cada vez mais a produção”.

Assistência técnica

Os agricultores têm acesso a assistência técnica e gerencial por meio de um trabalho continuo realizado pela Sagrima, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).  “A minha vida mudou depois deste programa, pois antes desse acompanhamento técnico, as coisas eram bem difíceis, teve ano quem nem conseguimos colher e através das técnicas que eles nos passaram, nós conseguimos melhorar e até aumentar nossa produção. Realmente foi um diferencial nas nossas vidas”, afirmou a agricultora Eva Gonçalves, do município de Pedreiras.

Para o produtor Carlos Alberto de Sousa, de Mata Roma, os técnicos da Sagrima e do Senar transmitem as instruções necessárias para melhorar nosso plantio. “Antigamente nós trabalhávamos noite e dia e não tínhamos nenhum tipo de lucro, nem melhoria na produção, agora não, as coisas mudaram e melhoraram. Por isso, é realmente muito importante para nós este acompanhamento técnico”.

A assistência técnica e gerencial é um diferencial pois grande parte dos produtores vinham realizando suas produções sem qualquer tipo de acompanhamento e por muitas vezes produzindo da forma incorreta, tendo prejuízos ao invés de lucros.

O presidente do Senar, Luiz Figueiredo explicou que o trabalho é diferenciado e eficiente pois proporciona a melhoria no processo produtivo. “Focamos na rentabilidade financeira, principalmente na melhoria da produção, na rentabilidade da propriedade e na otimização do lucro. Os resultados já podem ser percebidos em várias cadeias produtivas, inclusive na cadeia do arroz”.

Crescimento na produção de grãos

O Maranhão segue na contramão nacional, tendo uma previsão de crescimento na produção de grãos estimado em 3,8%. O governo do Estado, tem proporcionado condições favoráveis aos produtores, como incentivos fiscais, que por meio do Decreto33.110/2017 assinado pelo governador ano passado, que reduziu de 12% para 2% o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para operações realizadas por produtores de soja, milho, milheto, arroz e sorgo. Além das melhorias de estradas e dos programas que visam o fortalecimento da agricultura no Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.