CI

São Luís recebe etapa piloto do projeto Hortas Pedagógicas

Duas escolas públicas municipais de São Luís, capital do Maranhão, serão beneficiadas com a implantação da etapa piloto do projeto Horta Pedagógicas


Duas escolas públicas municipais de São Luís, capital do Maranhão, serão beneficiadas com a implantação da etapa piloto do projeto Horta Pedagógicas, realizado pela Embrapa em parceria com o Ministério da Cidadania e com parceiros públicos municipais e estaduais.

Tratam-se da Unidade de Educação Básica – UEB Jackson Lago, na área urbana, e da UEB Augusto Mochel, na zona rural, que foram selecionadas para o projeto devido às suas ações no âmbito da sustentabilidade ambiental, um dos pilares do projeto.

“Há perspectiva de expansão do projeto para mais escolas da capital e do estado. Os parceiros esperam que a iniciativa se torne semente para uma política pedagógica de segurança alimentar e nutricional no Maranhão”, diz o chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Cocais, Carlos Vitoriano.

Desenvolvido pela Embrapa Hortaliças, o projeto “Hortas Pedagógicas” é fruto de uma parceria nacional entre a Embrapa e o Ministério da Cidadania, com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, em prol da segurança alimentar e nutricional das comunidades atendidas, por meio da educação.

A iniciativa alia práticas de produção de hortaliças às práticas didático-pedagógicas da escola, estimulando crianças e adolescentes a levarem os conhecimentos para sua casa e comunidade. Na metodologia proposta, as hortas funcionam como sala de aula aberta, nas quais disciplinas básicas e temas transversais podem ser abordados, de forma prática, em conjunto com os aspectos agronômicos.

Além do viés multidisciplinar e da atuação em diferentes vertentes (vertentes social, econômica, ambiental), o projeto caracteriza-se como uma ação integradora entre escola, aluno, família e comunidade.

Lançamento oficial

No próximo dia 19, das 13h às 18h, a Embrapa Cocais sediará o lançamento oficial do projeto, com a realização do seminário “Hortas Pedagógicas no Contexto do Pacto Nacional para Alimentação Saudável”. Na ocasião, haverá apresentação de pôsteres sobre experiências de sucesso em segurança alimentar e nutricional em municípios do Maranhão.

O evento de lançamento também terá dois painéis: o primeiro irá abordar a importância das políticas sociais para a promoção da segurança alimentar e nutricional no Maranhão, e o segundo apresentará o papel do projeto “Hortas Pedagógicas” no avanço do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no Maranhão.

Os mediadores dos painéis serão, respectivamente, os chefes da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça, e da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento.

Oficinas nas escolas

A implantação da etapa piloto prossegue durante toda a semana, com oficinas sobre horta e leitura de livros sobre o tema, seguidos de atividade e desafios pedagógicos. Haverá ainda treinamento para os profissionais envolvidos (professores, merendeiras, nutricionistas, diretores, coordenadores, entre outros) e para pais e alunos interessados em aprender técnicas para a produção de alimentos.

Os temas das oficinas são: produção de mudas; produção de adubo orgânico a partir de resíduos orgânicos e minhocas; implementação e manejo da irrigação; cordão vivo de proteção; manejo de insetos e plantas daninhas; cultivo de ervas medicinais, condimentares e aromáticas; elaboração de atividades pedagógicas envolvendo a horta; papel do merendeiro e do nutricionista no aprendizado escolar; importância da cultura alimentar local; e aproveitamento de alimentos como insumos para compostagem e produtos alternativos.

Segundo a analista Margarida Gorga, coordenadora nacional do projeto pela Embrapa, a implantação inclui capacitações que aliam práticas de produção de hortaliças às práticas didático-pedagógicas, envolvendo toda a comunidade escolar. “O objetivo é contribuir para que crianças e adolescentes estejam melhor alimentados e que sejam conhecedores dos alimentos necessários para uma dieta saudável e equilibrada”, resumiu.

Parceria entre instituições

No estado do Maranhão, são responsáveis pela execução do projeto a Embrapa Cocais e secretarias municipais da Prefeitura de São Luís, como a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Núcleo de Educação Ambiental, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SEMSA) e a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de São Luís (SEPLAN).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.