CI

Encontro de pesquisadores em 2019 vai estudar o solo do Maranhão

Evento é um dos principais instrumentos para a validação e aprimoramento do SiBCS


A XIII Reunião de Classificação e Correlação de Solos (RCC) em 2019 terá como palco o estado do Maranhão, entre os dias 19 e 26 de outubro. O evento é um dos principais instrumentos para a validação e aprimoramento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS).

Os preparativos para a RCC do Maranhão já começaram. Em agosto, aconteceu uma primeira campanha de campo para definição do roteiro. As duas próximas campanhas de campo, para descrição e coleta de perfis, estão programadas para os períodos de 30 de setembro a 13 de outubro e de 11 a 24 de novembro.

A XIII RCC vai aprofundar os conhecimentos a respeito dos solos do Maranhão, que está localizado na transição entre a região semiárida nordestina e a região amazônica, caracterizado por grande diversidade de ecossistemas, que incluem desde cerrados a florestas e campos inundáveis, além de restingas, manguezais e caatinga.

A RCC Maranhão é promovida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, com coordenação da Embrapa Cocais e Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, em parceria com a Embrapa Solos. O evento conta com o patrocínio do Instituto de Agronegócios do Maranhão (INAGRO), UEMA e da Embrapa Solos e a colaboração de diversas instituições, entre as quais a Universidade Federal de Viçosa (UFV),  a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais-CPRM.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.