CI

Matopiba vai alcançar 9 milhões de hectares

Região deve crescer exponencialmente de acordo com estudo


Foto: Marcel Oliveira

A região denominada Matopiba, que compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, plantou nesta safra o equivalente a 4,3 milhões de hectares de soja; 1,7 milhão de hectares de milho; 731 mil hectares com feijão. Alguns estados do bloco ainda cultivam mamona, sorgo, trigo, arroz e amendoim. A produção total de soja atingiu perto de 15 milhões de toneladas e a de milho perto de 8 milhões de toneladas. Os dados são da Conab.

O relatório Projeções do Agronegócio, Brasil 2019/20 a 2029/30, divulgado pelo Ministério da Agricultura, aponta que a região vai avançar ainda mais. As projeções indicam que o Matopiba vai chegar a quase 9 milhões de hectares cultivados até o final desta década, com uma produção de 32,7 milhões de toneladas.

Só no Tocantins a produção de soja deve crescer 42,5%. Contribuem para isso, a atração que a cultura apresenta e a abertura de novos modais de transporte nos próximos anos. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.