CI

Projeto fornecerá genética a pequenos produtores

Iniciativa em MG visa à ampliação do acesso a tecnologias de melhoramento genético


Foto: Marcel Oliveira

Um projeto parceria entre a Cooperativa Agropecuária de Patrocínio (Coopa) e a empresa de genética ABS vai disponibilizar a tecnologia da transferência de embriões para pequenos e médios produtores de leite da região de Patrocínio (MG). 

O objetivo é o aumento da produtividade leiteira. Os produtores terão acesso à genética adaptada especificamente para cada rebanho, no intuito de fomentar o melhoramento, além de consultoria técnica. Na primeira fase o objetivo é entregar entre 100 e 200 prenhezes.

“A ideia é proporcionar ao produtor uma genética de qualidade, à qual ele não teria acesso de outra forma. Forneceremos a genética, enquanto os técnicos da Coopa estudarão a situação de cada rebanho e o manejo praticado nas propriedades, para garantir os melhores resultados”, comenta o de Negócios Embriões da ABS, Matheus Cunha.

A maioria dos embriões será da raça Girolando, particularmente, Girolando ¾, mas outros rebanhos terão prenhezes de Girolando ? e 1/2, Gir, Jersey e Holandês. Um dos diferenciais do projeto é que ele também abrange aqueles produtores que ainda não fazem uso da inseminação artificial, oferecendo uma oportunidade de obter os benefícios associados às tecnologias que visam ao melhoramento genético.

Cada produtor pagará apenas pelas prenhezes que realmente forem concebidas no rebanho. A genética será selecionada com o objetivo de obter não só animais produtivos, mas também com rusticidade. “Acreditamos no valor da genética e da transferência de embriões da empresa, e também pois sabemos a importância do melhoramento genético e da tecnologia para o nosso setor. É uma equipe especializada e competente para trazer ganhos marcantes para os rebanhos”, avalia o presidente da Coopa, Fausto Amaral da Fonseca.

A equipe da empresa acompanhará todas as fases do processo, desde a sincronização até a implantação do embrião e o diagnóstico de gestação. Por sua vez, o time da Coopa oferecerá a assistência técnica na criação das progênies.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.