CI

Preço da cenoura deve se manter acima dos custos em MG

Nesta safra de inverno, as cotações têm registrado patamares acima dos custos de produção


Os preços da cenoura em São Gotardo (MG) devem permanecer acima dos custos de produção até o final deste mês, já que a área colhida não apresentou grandes alterações.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as baixas temperaturas durante o plantio e desenvolvimento das raízes (julho e agosto) e o tempo seco nos últimos meses afetaram o crescimento secundário das cenouras, reduzindo a produtividade e, consequentemente, a oferta.

Nesta safra de inverno, as cotações têm registrado patamares acima dos custos de produção, devido à significativa redução de 16,6% na área da praça mineira e à menor produtividade na região.

De julho a setembro deste ano, os preços da cenoura lavada tiveram média de R$ 18,50/cx de 29 kg, 21% acima do patamar observado no mesmo período de 2016. Especificamente em setembro/17, os valores fecharam a R$ 12,94, 29% acima dos custos. Já em outubro, a valorização das raízes manteve positiva a rentabilidade média dos produtores de São Gotardo. Além disso, mesmo com o maior volume de chuvas registrado neste mês, nem todas as áreas afetadas pela seca se recuperaram.

Com isso, a disponibilidade de cenouras permanece reduzida, mesmo com o leve aumento da oferta (impulsionado por melhores condições climáticas).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.