CI

Produção de vinhos espumantes é o tema da nova edição do Informe Agropecuário

Publicação da Epamig completa 45 anos neste mês de agosto


Foto: Marcel Oliveira

O Informe Agropecuário, publicado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), completa 45 anos em agosto. Para marcar a data, a nova edição da revista, com o tema “Produção de vinhos espumantes na Serra da Mantiqueira”, já está disponível para leitores e assinantes.

A edição, coordenada pelos pesquisadores Isabela Peregrino e Francisco Mickael de Medeiros Câmara, reúne uma abordagem técnica do panorama da produção, manejo para implantação e condução do vinhedo, bem como processos de vinificação de espumantes. “A publicação é de enorme importância para os produtores, principalmente por se tratar de uma região nova, sobre a qual não há muitas informações a respeito do comportamento da videira”, avalia Isabela.

Nos últimos 15 anos, o consumo e a produção de vinhos espumantes brasileiros aumentaram significativamente. Em Minas Gerais, estima-se que a produção esteja, atualmente, em 50 mil litros/ano. A região da Serra da Mantiqueira tem se destacado pela excepcional qualidade da bebida, elaborada com uvas colhidas com ótimos índices de maturação, demonstrando ter um excelente terroir. “Com o conjunto de informações reunidas nessa publicação, esperamos auxiliar essa nova cadeia produtiva, que tem um enorme potencial a ser explorado”, projeta Francisco Câmara.

A Epamig realiza no Campo Experimental de Caldas, no Sul de Minas, pesquisas para produção de vinhos e espumantes, com destaque para porta-enxertos, avaliação de cultivares e a técnica da dupla-poda. Além disso, fomenta o desenvolvimento vitivinícola por meio de cursos, palestras e prestação de serviço de vinificação.

45 anos de história

O Informe Agropecuário é reconhecido e respeitado no meio técnico-científico por abordar assuntos relevantes para a agropecuária do país, com informações completas e diversos aspectos da evolução de culturas e sistemas tecnológicos. “Uma publicação que a cada edição esgota um tema, do desenvolvimento até a comercialização, é muito importante para o público. Outro fator de destaque é a diversidade entre os autores. Escrevem para o Informe Agropecuário não apenas pesquisadores da Epamig, mas profissionais de diversas instituições e universidades. Parceiros excepcionais que trazem uma abrangência incrível, fazendo com que a publicação não fique restrita somente a questões mineiras”, explica Vânia Lacerda, que há 22 anos é a editora-chefe da publicação.

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini, destaca os diferentes perfis dos públicos alcançados pela revista. “O Informe Agropecuário está presente no aprendizado de estudantes de ciências agrárias, na formulação de conteúdos programáticos pela docência, no apoio ao técnico e extensionista, por meio de novas técnicas e manejos, e na orientação ao produtor rural e empresários do agronegócio. De tal maneira e por tanto tempo, que se tornou uma referência, a revista da pesquisa agropecuária mineira”.

A presidente da Epamig, Nilda de Fátima Ferreira Soares, ressalta a credibilidade alcançada pela publicação ao longo dos anos. “A revista Informe Agropecuário comemora 45 anos num momento singular, em que a ciência tem se mostrado fundamental para a sobrevivência da humanidade. Percebemos com clareza a importância da pesquisa, do pesquisador e, claro, dos resultados tão necessários para que desafios sejam vencidos nos mais diversos aspectos da vida. A credibilidade é um valor que só se alcança com tempo, experiência, compromisso com os leitores e com a segurança das informações divulgadas nos artigos”, opina.

O diretor de Operações Técnicas da Epamig, Trazilbo de Paula, que foi editor-técnico e autor de artigos para algumas edições do Informe Agropecuário também fala sobre relevância da publicação. “A revista Informe Agropecuário é, sem dúvidas, um dos maiores motivos de orgulho da Epamig. Uma revista única no país, unanimidade há décadas entre produtores, técnicos, estudantes, professores e tantos outros profissionais que estudaram e aprenderam com seus artigos”.

A edição sobre “Produção de vinhos espumantes na Serra da Mantiqueira”, que é a de número 310 da revista, traz, além dos artigos técnicos, depoimentos de profissionais que fazem parte da história da publicação como leitores e colaboradores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.