CI

Clima favorece a produção de café em Minas Gerais

Para o bom desenvolvimento da cultura, o ideal seria chover bastante até o fim de abril entre maio e agosto


A produção de café tem surpreendido positivamente os agricultores de Minas Gerais. Com clima favorável, os resultados de 2017 foram melhores que no período anterior. “Foi um ano em que as condições climáticas foram extremamente propícias para o café de qualidade”, conta Mário Ferraz de Araújo, gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé). “Não tiveram chuvas significativas durante a colheita e, quando não há umidade nessa etapa, a qualidade é melhor”, diz Araújo.

Exemplo da boa produtividade foi o aumento dos grãos especiais. O especialista conta que, no ano passado, o percentual de um tipo fino produzido pela cooperativa foi bem maior que nos anteriores. Para o bom desenvolvimento da cultura, o ideal seria chover bastante até o fim de abril e nada entre maio e agosto, durante a colheita. O ano de 2018 está só no começo, mas os agricultores mineiros estão esperançosos com a safra. “O sentimento que temos é de que a colheita será maior que no ano passado. É uma primeira expectativa”, afirma o gerente.

Previsão do tempo para os próximos meses

De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, até o mês de abril deve chover perto da normalidade, mas ligeiramente abaixo da média histórica. “Acredito que seja o suficiente para os produtores. Já em maio, julho e agosto, o tempo deve ser mais seco na maior parte do período. Em julho podemos ter alguns eventos de chuva, mas que não devem durar muito”, afirma o meteorologista.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.