CI

MG: Forest Insight 2021 está com inscrições abertas

A maior chamada de inovação aberta do setor florestal brasileiro conta com a parceria da Seapa neste ano


Foto: Marcel Oliveira

Atenção startups e profissionais independentes! Vai até o próximo dia 15 de junho o prazo para se inscrever na etapa de aceleração do Forest Insight 2021, chamada aberta de inovação promovida pelo SIF Startups Connection, programa de inovação da Sociedade de Investigações Florestais (SIF) – grupo de pesquisa florestal fruto de uma parceria público-privada entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e as principais empresas florestais do Brasil. Neste ano, a chamada de inovação, que visa encontrar soluções para as principais demandas do setor florestal, conta com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A inovação aberta (ou open innovation) é um modelo de gestão empresarial que promove a colaboração com pessoas e organizações externas à empresa, visando impulsionar a cultura da inovação de forma mais colaborativa e diversa. No processo, há o envolvimento de vários agentes externos às empresas, como clientes, fornecedores, institutos de pesquisa, órgãos públicos, startups e outras empresas.

Profissionais independentes, empresas e startups podem se inscrever no Forest Insight clicando AQUI. No site é possível encontrar mais detalhes sobre todos os 21 desafios, divididos em sete áreas de atuação: Carbonização; Viveiros; Mecanização; Geotecnologias e tecnologias; Inventário e modelagem; Silvicultura e proteção florestal; Colheita, transportes, estradas e logística.

O assessor técnico especial do Gabinete da Seapa, José Eduardo Ferreira da Silva, destaca que a inovação é a base do desenvolvimento econômico e que, por isso, é tão importante o apoio do governo a ações como o Forest Insight.

“Este é um programa de aceleração ligado a um dos setores mais dinâmicos do agronegócio mineiro, que é a silvicultura. Juntar estes atores do agronegócio de base florestal a atores do ecossistema de inovação é muito interessante, pois desperta para as necessidades do mercado em relação à inovação ao mesmo tempo que gera soluções para o agronegócio. É um sistema que se retroalimenta”, pontua.

O gerente executivo da SIF, Rodrigo Nascimento, lembra que o Forest Insight tem sido um dos pontos altos dos eventos promovidos pelo grupo nos últimos anos. “Cada vez mais temos conseguido mapear oportunidades e dores do setor florestal, conseguindo também sensibilizar e atrair jovens talentosos e empreendedores com soluções inovadoras”, diz.

Em seu quarto ano de execução, o Forest Insight é hoje a maior chamada de inovação aberta do setor florestal brasileiro, segundo o coordenador do evento e diretor científico da SIF, professor Gleison dos Santos.

“O programa capta desafios com as empresas parceiras da SIF e, em seguida, mobiliza startups já existentes e estimula a criação de novas startups dentro da UFV e outras universidades, com o objetivo de resolver esses desafios, que são problemas reais dessas grandes empresas do setor. E, nesse ano, a parceria com o Governo de Minas vem fortalecer ainda mais o nosso evento”, afirma Santos.

O processo

Após o encerramento das inscrições, no dia 15 de junho, as propostas passarão por uma seleção da organização do Forest Insight 2021, elegendo as melhores equipes para a etapa de aceleração, na qual serão desenvolvidos o business plan e o pitch. A divulgação das equipes selecionadas acontecerá no dia 30 de junho.

Na etapa de aceleração, as startups terão a oportunidade de desenvolverem seus protótipos, ajustarem o plano de negócios e se preparam para o Pitch Day, quando representantes das empresas escolhem startups para desenvolvimento de POCs (provas de conceito), negociam compra de produtos acabados, fecham parcerias, entre outras coisas.

A aceleração on-line está prevista para ocorrer entre os dias 12 e 23 de julho, sendo que no dia 26 de julho serão divulgadas as startups selecionadas para a etapa de aceleração presencial, que acontecerá entre os dias 2 e 5 de agosto. O Pitch Day será no dia 6 de agosto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.