CI

Semana Internacional do Café 2016 registra incremento de 8%

O evento, que aconteceu entre 21 e 23 de setembro

O evento, que aconteceu entre 21 e 23 de setembro

Após três dias de programação intensa em Belo Horizonte, o balanço final da quarta edição da Semana Internacional do Café (SIC), maior encontro da cadeia produtiva do setor cafeeiro e um dos mais importantes do mundo, é extremamente positivo. O evento, que aconteceu entre 21 e 23 de setembro, gerou um total de R$ 25 milhões em negócios – movimentados apenas na feira, sem mensurar os valores obtidos indiretamente, no pós-evento. 

O desempenho revela ainda um incremento de 8% em relação ao ano passado, considerando-se número de expositores e público. Mais de 14 mil visitantes, nacionais e internacionais, estiveram no Expominas, para acompanhar os 25 eventos simultâneos, as 68 palestras e workshops e mais de 30 sessões de cupping, com, aproximadamente, 2.250 xícaras provadas. Além disso, eles tiveram a oportunidade de conhecer o 11º Espaço Café Brasil, maior feira do segmento, que reuniu um total de 103 expositores e 155 marcas. Para a participação no concurso Coffee of The Year, foram computadas mais de 180 amostras de café, sendo que 100, de excelente qualidade, foram selecionadas para apresentação nas rodadas de negócios. 

Realizada desde 2013, a SIC tem como objetivo fortalecer e valorizar o segmento cafeeiro, um dos maiores da economia nacional e cujo produto é o principal do agronegócio brasileiro. Neste ano, participaram produtores, baristas, cooperativas, indústrias, segmentos de máquinas e equipamentos para o setor, embalagens, serviços de cafés, e-commerce e indústria de cápsulas. A programação incluiu eventos técnicos, como o Seminário Internacional DNA Café 2016, o Fórum da Agricultura Sustentável, Encontro Educampo e a Cafeteria Modelo, além de Rodada de Negócios & Coffee of the Year, 5ª Copa Barista, entre outras atrações. 

Números gerais da SIC 2016

- Visitantes nos três dias: mais de 14 mil

- Total de expositores: 103

- Marcas expositoras: 155 marcas

- Negócios iniciados no evento: R$ 25 milhões

- Amostras de café nas rodadas de negócios: 100

- Total de eventos simultâneos: 25

- Total de sessões de cupping: mais de 30 sessões, com, aproximadamente, 2.250 xícaras provadas

- Total de palestrantes: 68

- Amostras inscritas para o COY 2016: Mais de 180 

Sobre a Semana Internacional do Café 2016

A Semana Internacional do Café (SIC) 2016 é uma iniciativa do SISTEMA FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais). Reuniu, de 21 a 23 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante a SIC, ainda é realizada a maior feira do segmento, o 11º Espaço Café Brasil.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.