CI

Governo de Minas participa da edição virtual da Expozebu

A expansão nacional do programa Integra Zebu será anunciada durante o evento


Foto: Marcel Oliveira

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em trabalho integrado com as instituições vinculadas Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), participa da 86ª edição da Expozebu, uma das principais feiras pecuárias do país e a mais importante da raça zebuína no mundo.

Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a Expozebu foi aberta nesta quinta-feira (29/4) e segue até o dia 9 de maio, em formato totalmente virtual. O Sistema de Agricultura de Minas continua presente neste novo formato on-line, trazendo a experiência e a qualidade técnica de suas instituições.

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, destacou a parceria de longa data entre a Secretaria de Agricultura e a ABCZ na execução de vários programas voltados para a pecuária mineira. “É uma soma de esforços, cujos resultados podem ser verificados na evolução e no desempenho da pecuária bovina no estado, especialmente obtidos por meio do Pró-Genética e do Pró-Fêmea, voltados para a melhoria genética do rebanho bovino mineiro, em parcerias com as associações de criadores e várias instituições”, avalia.

Integra Zebu

Nesta edição, foi anunciada a expansão nacional do Programa Integra Zebu, desenvolvido em Minas Gerais pela Emater-MG e a Epamig, em parceria com a ABCZ com o objetivo de recuperar as pastagens. Inicialmente, as ações foram implantadas em 12 municípios das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Nas propriedades selecionadas, foram instaladas Unidades de Referência Técnica para a realização de Dias de Campo e visitas, com a divulgação das tecnologias.

Nesta nova etapa de expansão das ações, a parceria da ABCZ com as instituições vinculadas do Sistema da Agricultura de Minas vai permitir a elaboração de diretrizes para a padronização das atividades do programa em outras regiões do estado.

Na avaliação da secretária Ana Valentini, a ampliação do Integra Zebu é um passo importante para o fortalecimento da pecuária bovina mineira. “Além de investir no melhoramento genético dos animais, o cuidado com a alimentação do rebanho é fundamental para garantir competitividade na pecuária. Pastagens em condições adequadas garantem maior produtividade, aumentam a produção de carne e leite numa mesma área e diminuem a pressão em áreas florestais, contribuindo com a sustentabilidade da bovinocultura”, explica.

Shopping Gir Leiteiro

Nesta edição da Expozebu, a Epamig vai promover o 5º Shopping Gir Leiteiro, que será realizado no período de 3 a 7 de maio. A empresa mineira de pesquisa vai disponibilizar 20 vacas, 10 novilhas e 10 tourinhos Gir Leiteiro, além de 300 doses de sêmen e 20 embriões sexados de alto valor genético.

Os interessados podem obter informações por meio de um catálogo on-line com vídeos, fotos e dados completos dos lotes disponíveis. Além disso, visitas presenciais ao Campo Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba, serão permitidas por meio de agendamentos prévios. Os visitantes deverão usar máscaras e obedecer às medidas de prevenção à Covid-19.

Serviço:

86ª Expozebu
Data: 29 de abril a 9 de maio de 2021
Catálogo Shopping Gir Leiteiro Epamig: Shopping Gir Leiteiro Epamig 2021
Programação: www.expozebu.com.br
Transmissão ao vivo: Canal da ABCZ no Youtube

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.