CI

Cidade mineira é polo de cafés especiais

Em Santa Rita do Sapucaí o que se destaca é a qualidade dos grãos


Foto: Pixabay

Santa Rita do Sapucaí é um charmoso município do Sul de Minas. Cidade pequena, 40 mil habitantes e cafés incríveis. Não é exagero. O local é considerado uma das capitais nacionais dos cafés especiais, abrigando baristas e cafés premiados, que dão ao público tipos diferenciados de maturação, torrefação e preparos.

O que há de especial? O município pode ser considerado um estudioso de cafés especiais. A excelência no preparo da bebida, que começa lá com o aperfeiçoamento do plantio e da colheita, passando pela qualificação dos profissionais e de grande variedade de métodos e técnicas de preparo. Isso atrai turismo e consumidores ávidos por qualidade. 

O café especial é aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai até 100) e avalia questões como aroma, uniformidade, doçura, sabor, acidez, entre outros. O café também pode ser apreciado por suas características sensoriais e não apenas pela cafeína, a exemplo do vinho.

Tecnologia especial

Em Santa Rita do Sapucaí o processo de expansão foi gradual e hoje já há muitas marcas e estabelecimentos voltados para isso. Alguns são artesanais e ainda coam em coadores de pano. O garimpo de preciosidades é o destaque de marcas como a Agrorigem, que busca por microlotes raros de alta pontuação direto do produtor e conecta ele com o mercado, com comercialização em uma plataforma.

Com grãos exclusivos de diversas partes do país, a marca preza pela excelência e oferece uma experiência marcante para quem consome. Além da escolha do grão, que abrange uma ampla variedade, outra parte essencial do processo é a extração que usam tecnologia para aproveitar o melhor do sabor.

O conceito To Go, muito aplicado no exterior, também contribuiu para o crescimento do consumo de cafés na cidade de Santa Rita. Nele, o cliente pode comprar e sair consumindo, tendência que mescla agilidade e praticidade. Outro destaque em Santa Rita do Sapucaí é um balcão de experiências com diversas formas diferentes de extração de café, com grãos brasileiros e internacionais.

O especialista em comportamento de consumo Gustavo Nunes, é estudioso de cafés especiais e ajuda a explicar esse mercado. “Essa dinâmica do mercado de cafés especiais é muito interessante. Ele se renova diariamente e permite que o trabalho de excelência seja reconhecido e recompensado. Foi assim que Santa Rita do Sapucaí ganhou tanto destaque. Ótimos profissionais e ideias formaram um público consumidor diferenciado, que exige muita qualidade. Isso potencializou o segmento na cidade, que hoje é uma referência nacional”, finaliza Nunes.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.