CI

Conab apoia combate ao desperdício de alimentos em evento de conscientização

Produtos sem valor comercial, mas que ainda estão próprios para o consumo humano, são doados para entidades cadastradas na Ceasa


Com objetivo de levar informações sobre o combate ao desperdício de alimentos, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) marcará presença nas ações de encerramento da Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos. A atividade ocorrerá neste sábado (10), no Mercado Livre do Produtor (Pedra), na Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).

Durante toda a manhã serão realizadas atividades para o público visitante e agricultores que comercializam no local sobre as práticas e iniciativas que objetivam a redução de perdas e desperdícios de frutas e hortaliças. Uma das ações apoiadas pela Companhia é o chamado Barracão do Produtor, ação executada em Minas Gerais e outros estados do país para auxiliar os pequenos produtores na agregação de valor à produção.

Outra ação com o amparo da Companhia, visando a queda nos índices de desperdício executada pela Ceasa do Distrito Federal, é o Desperdício Zero, no qual os produtos sem valor comercial, mas que ainda estão próprios para o consumo humano, são doados para entidades cadastradas. Há também o Banco de alimentos, uma iniciativa de abastecimento complementar das entidades socioassistenciais que tem como objetivo combater o desperdício e promover a segurança alimentar das pessoas em vulnerabilidade social.

Além de mostrar ações de combate ao desperdício de alimentos, o evento é uma a oportunidade de contato direto com os produtores rurais da região, a fim de divulgar e esclarecer dúvidas sobre as políticas públicas de apoio executadas pela Conab, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), o Programa de Vendas em Balcão (ProVB), além dos levantamentos de safra e credenciamento de armazéns.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a cada ano, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos no mundo inteiro são desperdiçados, o que representa cerca de 30% do volume mundial produzido. Para alertar sobre o problema, o governo federal realizou nesta semana, por meio do Ministério do Meio Ambiente, uma séria de atividades buscando mobilizar a população contra o desperdício de alimentos e estimular comerciantes a adotarem práticas que evitem perdas de produtos que podem ser consumidos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.