CI

Dia do Produtor Rural Mineiro: Números mostram a importância da agropecuária no estado

Em tempos de pandemia, produtores se destacam com a garantia de oferta de alimentos


Foto: Eliza Maliszewski

A data de 7 de julho marca as comemorações do Dia do Produtor Rural Mineiro. A importância da homenagem é representada pelos números do setor agropecuário no estado. De acordo com o IBGE, o último censo revelou que em Minas Gerais existem 607,5 mil estabelecimentos agropecuários, quase 12% do total do país.

São mais de 1,8 milhão de pessoas ocupadas nestes estabelecimentos e que fazem o estado líder nacional na produção de café, leite, batata, morango e alho. Minas Gerais também ocupa o segundo lugar na produção de laranja e feijão, além do terceiro na produção de cana-de-açúcar, abacaxi, cebola e banana. O estado também se destaca na produção de carnes, milho, florestas plantadas, queijos e diversos outros itens que fazem parte da variada produção rural mineira.

O trabalho do produtor rural tem grande peso na economia de Minas Gerais. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, o PIB do agronegócio mineiro cresceu 5,12% no ano passado e representa 36% do PIB estadual.

Abastecimento

O diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, lembra que as atividades desenvolvidas pelo produtor rural são os pilares de centenas de municípios mineiros. “Minas Gerais tem no setor agropecuário a sua identidade e tradição, além de ser o principal propulsor social e econômico para a maioria dos municípios. As atividades rurais geram renda e ocupação, assim como garantem o abastecimento de alimentos para a sociedade”, afirma.

A importância do trabalho dos produtores rurais para a população ficou evidente durante a pandemia da Covid-19. Enquanto muitos setores, principalmente nos centros urbanos, tiveram que reduzir o ritmo das atividades, a produção no meio rural não parou. O trabalho no campo garantiu o abastecimento em todo o estado, com oferta regular de alimentos nos supermercados, sacolões e centros de distribuição.

Em muitos locais onde o funcionamento de feiras foi suspenso, os produtores se adaptaram à nova realidade. Em todo o estado, houve iniciativas de vendas on-line que não deixaram que os produtos faltassem na mesa do consumidor.

Outro exemplo de profissionalismo dos produtores foi demonstrado com a colheita de grãos. Mesmo em um ano marcado pela recessão econômica, o estado bateu recorde de produção na safra 2019/2020, com 15,4 milhões de toneladas. O crescimento foi de 8,4% em relação à safra anterior.

Além da garantia do abastecimento no mercado interno, o agronegócio mineiro também teve força suficiente para garantir o aumento das exportações. Somente nos primeiros cinco meses deste ano, as vendas do setor para o mercado internacional somaram US$ 3,45 bilhões, um crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O agronegócio respondeu por 33,6% das exportações totais do estado, no período de janeiro a maio de 2020. Os destaques nas vendas para mercado internacional foram o café, produtos do complexo soja (farelo, grão, óleo) e carnes.

A agricultura familiar tem papel relevante em Minas Gerais. O último Censo Agropecuário do IBGE mostrou que este segmento representa 73% dos estabelecimentos agropecuários do estado. A Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), atende 390 mil produtores rurais, a maioria da agricultura familiar. Para orientar este grande número de produtores rurais, a empresa está presente em 93% dos municípios mineiros.

“Nós, da Emater-MG, temos a feliz escolha de trabalhar no campo ao lado das famílias de produtores rurais, numa construção diária e incessante com objetivo produzir alimentos para a sociedade, em harmonia com o meio ambiente”, diz Gustavo Laterza.

Números em MG

Estabelecimentos agropecuários: 607,5 mil
Pessoas ocupadas no campo: 1,8 milhão
Exportações do agronegócio (jan-mai): US$3,45 bilhões
Safra de grãos: 15,4 milhões de toneladas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.