CI

MG bate recorde em energia solar

Estado possui mais de 68 mil sistemas fotovoltaicos instalados


Foto: Pixabay

Minas Gerais é o estado brasileiro que mais gera energia solar distribuída. Acaba de superar marca de 800 megawatts (MW) instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos de residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos do território mineiro. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

O estado concentra cerca de 19,6% de toda a capacida total de energia solar distribuída no país. Somadas, são 68.050 conexões operacionais no estado mineiro, abrangendo em torno de 98,0% dos 853 municípios da região. Ou seja, quase não há localidade em Minas que não tenha pelo menos um sistema fotovoltaico em operação. Atualmente, são 95.707 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, além de mais liberdade de escolha, previsibilidade e proteção contra reajustes tarifários.
 
Um dos destaques é a cidade de Uberlândia, que lidera o ranking municipal de energia solar na geração distribuída em todo o País. Sozinha, é responsável por 49,9 MW operacionais e 1,2% de toda a produção nacional no Brasil nesta modalidade. Com isso o estado se comporta como importante polo de energia solar. "A tecnologia fotovoltaica representa um grande potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os mineiros, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta Bruno Catta Preta, coordenador estadual em Minas Gerais da ABSOLAR.

Sendo um investimento levado em conta pelo alto preço da tarifa de energia elétrica no país, o setor tem experimentado crescimento na ordem de 231% por ano nos últimos sete anos.
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.