MG adota declaração de conformidade para sementes e mudas
CI
Imagem: Marcel Oliveira
FISCALIZAÇÃO

MG adota declaração de conformidade para sementes e mudas

Norma sanitária contribui para qualidade e segurança
Por: -Eliza Maliszewski

Minas Gerais passa a adotar a declaração de conformidade para o setor produtivo de sementes e mudas no Estado. A medida se dá em função da pandemia para reforçar a fiscalização remota do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A norma sanitária contribui para a qualidade e segurança dos produtos, combatendo vendas ilegais que prejudicam o setor agrícola. Atualmente, são 7.941 estabelecimentos comerciais inscritos em Minas. O documento foi elaborado de forma específica para comerciantes que precisam fazer inscrição e renovação no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), uma exigência da atividade.

“A ideia é simplificar e desburocratizar. Constantemente atendemos denúncias de comércio ilegal de sementes e mudas que são encaminhadas para a abertura de processos administrativos”, explica o gerente de Defesa Sanitária Vegetal do IMA, Nataniel Nogueira.
 
O documento substitui a vistoria presencial, antes dependente de agendamento prévio. A declaração de conformidade substitui o laudo de vistoria realizado pelo fiscal de forma presencial até finalizar o processo de inscrição no Renasem. O interessado deve preencher o requerimento e apresentar a documentação exigida pela legislação.

Manter as sementes em condições adequadas de armazenamento, comercializar os produtos em embalagens invioladas e armazenar as mudas para manter a individualidade dos lotes, estão entre os cuidados recomendados pelo IMA, em consonância com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A experiência bem-sucedida da declaração de conformidade no setor de sementes e mudas foi motivada pela aplicação do mesmo procedimento para os estabelecimentos que comercializam agrotóxicos autorizados no Estado.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink