CI

Governo de Minas realiza Encontro Internacional da Cadeia Produtiva do Mel

O encontro virtual vai apresentar a diversidade da produção mineira e abrir novos mercados para exportação


Foto: Eliza Maliszewski

O Governo de Minas realiza, nesta quinta-feira (6/5), às 10h no horário de Brasília, um encontro virtual entre a Cadeia Produtiva do Mel no estado e importadores de 24 países das regiões do Centro e Leste Europeu. O evento é uma realização conjunta das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), com o objetivo de divulgar a produção e a diversidade do setor apícola mineiro e abrir novos mercados para a exportação, além da troca de experiências. O encontro on-line será transmitido pelo Canal do Youtube da Secretaria de Agricultura.

De acordo com secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o Governo de Minas tem trabalhado para criar oportunidades de negócios para os empresários mineiros e apoiá-los na sua entrada no mercado internacional, provendo suas empresas de uma maior sustentabilidade econômica, por meio de uma nova e rentável fonte de recursos, que são os negócios internacionais.

“Essa é a principal missão da política de promoção de exportações desenvolvida pela Sede. Este evento é uma grande oportunidade para o setor mineiro, que conta com produtos exclusivos de alta qualidade e grande capacidade de fornecimento. Esta é uma ação inédita no estado, pois faremos uma ampla divulgação comercial do nosso potencial exportador, com zero custos para o estado, tudo fruto do trabalho das equipes técnicas, otimizando o potencial instalado do Governo”, afirma.

Mercado Externo

Da relação de 24 países convidados para o evento, Minas Gerais já exporta para 22 mercados. Além do café, que lidera a pauta de vendas externas, o estado exporta 56 produtos diferentes para esse bloco. No ano passado, o valor dos embarques para esses países alcançou US$ 345,5 milhões (4% do valor total exportado pelo agronegócio mineiro no período), mas o mel não faz parte dessa relação de produtos.

Segundo o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Carlos Bovo, a realização deste encontro é uma boa oportunidade para mostrar o potencial de Minas aos mercados que ainda não são nossos parceiros na comercialização dos produtos da cadeia produtiva do mel.

“Desde 2020, trabalhamos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a atuação da Seapa é identificar produtores, cooperativas e empresas que têm interesse e condições de exportar sua produção. Iniciamos esse trabalho com o café, estamos iniciando com o segmento apícola e nossa meta é estender para outros produtos mineiros”, explica o superintendente.

Outra linha de atuação da secretaria de Agricultura é a realização de cursos focados nas etapas, documentos e nos trâmites exigidos pelo ministério da Agricultura para a exportação e pelos países importadores. “A Seapa está organizando esses cursos em parceria com a Sede, o ministério e os adidos agrícolas, que fazem o assessoramento em assuntos agrícolas junto às embaixadas brasileiras. Já estão em construção os cursos para a exportação de lácteos para o Peru e o Egito e de produtos da suinocultura para a África do Sul”, detalha Carlos Bovo.

Apicultura em Minas

A apicultura vem ganhando espaço entre as atividades agropecuárias desenvolvidas em Minas. Atualmente, o setor envolve quase 8 mil apicultores e cerca de 150 associações. Em quinto lugar no ranking nacional e produção de 4,2 mil toneladas (9% da produção brasileira), Minas Gerais reúne as condições ideais para o desenvolvimento da apicultura, como o clima favorável e a diversidade da fauna e da flora, que permitem a produção de mel e própolis de alta qualidade.

Quase 80% da produção mineira são de floradas nativas. Além disso, existem floradas aqui em nosso estado que permitem uma produção com grande apelo comercial, como o mel da florada de aroeira, de assa-peixe, da florada do café, só para citar alguns exemplos.

Países participantes

O Encontro Internacional da Cadeia Produtiva do Mel está sendo divulgado na Albânia, Bósnia, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Hungria, Macedônia, Noruega, Polônia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Bielo-Rússia, Bulgária, Estônia, Finlândia, Chipre, Grécia, Letônia, Lituânia, Moldávia, Romênia e Ucrânia.

Serviço:

Encontro Internacional da Cadeia Produtiva do Mel

Data: 06 de maio de 2021 (Quinta-feira)

Horário: 10h

Transmissão: Canal do Youtube da Seapa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.