CI

MG: produção de alimentos orgânicos será tema de capacitação virtual promovida pela Emater-MG

Evento, que acontece no dia 21 de outubro, faz parte de parceria entre a Emater-MG e Anater


Foto: Marcel Oliveira

Uma capacitação virtual promovida pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), nesta quarta-feira (21/10), terá como tema a agroecologia. A ação faz parte do projeto piloto desenvolvido em parceria pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a Emater-MG.

“O objetivo é mostrar alternativas dentro do contexto hortícola que os agricultores já trabalham, inovar e ofertar qualificação para melhorar as entregas aos mercados institucionais do programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos (Pnae), assim como no retorno das feiras livres”, diz a coordenadora regional da Emater-MG em Januária, Esmeralda Marques Serafim.

O evento é voltado para agricultores familiares, feirantes e técnicos da empresa. “Trata-se de uma ação complementar do projeto piloto, no Norte de Minas, que acontece nos municípios de São João das Missões, Pedras de Maria da Cruz, Lontra e Japonvar, onde a Unidade Referência, uma das atividades trabalhadas no projeto, é a horticultura”, explica Esmeralda.

O coordenador estadual de Agroecologia da Emater-MG, Fernando Tinoco, irá ministrar o curso. Ele vai falar sobre as técnicas de produção de alimentos orgânicos e o processo de certificação desses produtos. “A certificação é uma garantia que o produto é orgânico. É a validação do trabalho do produtor e dá tranquilidade para o consumidor, além de abrir espaços no mercado”, diz.

O evento ainda contará com a participação de alunos e professores do Instituto Federal do Norte de Minas e agricultores dos municípios de Januária, São João da Ponte, Ibiracatu, Varzelândia.

“Essa é uma inovação no serviço de assistência técnica e extensão rural com os cursos virtuais, além de valorizar a construção compartilhada de conhecimento”, afirma o coordenador estadual em Metodologia de Extensão Rural da Emater-MG, Ademar Pires.

Projeto Piloto

A parceria entre Anater e Emater-MG busca viabilizar projetos produtivos em quatro regiões de Minas Gerais e compartilhar conhecimentos agropecuários. A iniciativa irá beneficiar 100 municípios.

O convênio entre as duas instituições foi assinado em 2017, com início das ações em 2018. Os municípios beneficiados pertencem às regiões Norte, Nordeste, Leste e Central. Pelo acordo, a Emater-MG e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) são responsáveis pela seleção e cadastramento dos agricultores.

Os técnicos prestam assistência técnica coletiva e individual, realizam o diagnóstico das propriedades, além de coordenarem a implantação de Unidades de Referência (UR). Nessas unidades são desenvolvidos os projetos produtivos elaborados pela Emater-MG, de acordo com as possibilidades e objetivos dos produtores.

São as mais diversas atividades, que visam a geração de renda e uma produção sustentável. Tudo é acompanhado de perto pelos técnicos da empresa. As unidades são implantadas em uma área cedida pelo produtor em sua propriedade.

“A ideia é oportunizar a socialização e a apropriação de resultados de práticas tecnológicas e de processos, considerando os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais desenvolvidas nessas unidades”, diz o coordenador da Emater-MG, Ademar Pires.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.