CI

Melhores invenções no campo serão premiadas em concurso de Minas Gerais

Inscrições para o 7º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural estão abertas até 9 de julho


Foto: Pixabay

Os produtores rurais de Minas Gerais que tenham colocado em prática alguma ideia para melhorar as atividades do seu dia a dia poderão participar de um concurso que vai eleger as melhores invenções no campo. Até o dia 9 de julho, estarão abertas as inscrições para o 7º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural. Os interessados podem conferir o regulamento no site www.emater.mg.gov.br.

O concurso tem o objetivo de incentivar e divulgar as inovações tecnológicas que gerem melhorias em sistemas de produção, de processamento e de comercialização de produtos agropecuários. Podem participar produtores rurais de forma individual ou representados por associações e cooperativas.

Todos os projetos inscritos deverão ter um responsável técnico da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Para os produtores (associações ou cooperativas) classificados nos três primeiros lugares, os prêmios serão um smartphone e um tablet. Já o profissional da Emater-MG que presta assistência aos campeões receberá um smartphone. O 7º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural conta com patrocínio do Banco do Nordeste.

“O produtor, na maioria das vezes, desenvolve aquela tecnologia criada por ele, tanto para economizar tempo como para ganhar dinheiro com a sua produção. A nossa expectativa é apoiar essas novas ideias e divulgar isso para o estado e para o Brasil”, explica o coordenador estadual da Emater-MG e presidente da comissão organizadora do concurso, Deny Sanábio

Os interessados em participar da competição devem procurar o técnico da Emater-MG para se inscreverem. O extensionista da empresa será responsável por acessar a ficha de inscrição na Intranet da Emater, incluir informações sobre o produtor rural e sobre o projeto, além de fotos e vídeo. A inscrição é gratuita.

Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por profissionais da Emater-MG e de outras instituições públicas ou privadas, que possuam conhecimento nos diversos setores da atividade agropecuária.

O julgamento será feito com base nos seguintes critérios: criatividade, exequibilidade e sustentabilidade. A solenidade de premiação dos ganhadores do concurso está prevista para setembro.

A última edição do Prêmio de Criatividade Rural da Emater-MG foi promovida em 2013. Naquele ano, o vencedor foi o produtor Sander Emérico Marcial, do município de Perdigão. Ele criou um semeador de cenoura manual. A invenção foi feita usando um cabo de vassoura, arame e uma tampa de pote com furos por onde saem as sementes.


7º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural

Inscrições: até 9 de julho
Regulamento: www.emater.mg.gov.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.