CI

Epamig promove dia de campo virtual sobre Cafeicultura de Montanha

Os vídeos das palestras já estão disponíveis na Rede Social do Café


Foto: Pixabay

As palestras do dia de campo virtual Cafeicultura de Montanha, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), já podem ser assistidas pela Rede Social do Café. O evento, disponibilizado na manhã desta segunda-feira (30/11), aborda cultivares de café para o Sul de Minas; manejo de pragas; controle de mato nas entrelinhas; tecnologias específicas para a cafeicultura de montanha; topoclima; e relação com a qualidade e nutrição mineral.

O chefe-geral da Epamig Sul, Cesar Botelho, apresenta a palestra "Cultivares de Café para o Sul de Minas". "Com o objetivo de validar o comportamento agronômico e de qualidade de bebida de novas cultivares de café, implantamos, em parceria com a Cooxupé, o projeto 'Unidades Demonstrativas de Café para o Sul de Minas'. São 15 unidades instaladas em 15 municípios, com diferentes altitudes e que seguem as práticas de manejo já adotadas pela propriedade", explica.

O pesquisador acrescenta que o projeto testa oito cultivares desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Epamig (Catiguá MG2, MGS Ametista, MGS Aranãs, MGS Catiguá 3, MGS Paraíso 2, Paraíso MG H419-1; Pau Brasil MG1, e a progênie H6-47-10-pl3), que se destacam pela resistência à ferrugem e pela qualidade da bebida.

Além destas, as cultivares Bourbon Amarelo IAC J10 e Catuaí Vermelho IAC 99 são usadas como testemunhas, referências em qualidade e produtividade. "Vamos apresentar os dados preliminares primeiro biênio, safras 2019-2020, já temos alguns indicativos interessantes, mas o final desse projeto será após quatro safras", informa.

As palestras foram pré-gravadas, mas o público poderá interagir com os pesquisadores por meio de plantão técnico por e-mail. Os contatos são disponibilizados no encerramento de cada apresentação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.