CI

Emater-MG marca presença na Semana Internacional do Café

Empresa promove encontros e degustação dos melhores cafés de Minas Gerais


Sala de degustação dos cafés classificados no Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Essa é uma das ações que conta com a organização da Emater-MG, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com outras instituições, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, no período de 7 e 9 de novembro. Além disso, a empresa junto com a Seapa organizou nove caravanas para a participação de cafeicultores na SIC.

Ao todo serão 300 produtores de diversas regiões do estado. O objetivo é estimular a troca de experiências, contatos comerciais, capacitação dos cafeicultores e chamar a atenção para as tendências de mercado. “Estamos possibilitando aos produtores de café o contato direto com outros agentes importantes do setor, algo que eles não conseguem no dia a dia”, afirma o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú.

Nesta quinta-feira, a partir das 15h, será realizada uma reunião de avaliação das ações desenvolvidas pelo Certifica Minas Café. O evento acontece na sala Encontros e vai reunir extensionistas da Emater-MG, pesquisadores e representantes da Seapa.

Minas Gerais conta com 1.200 propriedades certificadas pelo programa em mais de 100 municípios. Outras 600 propriedades estão em processo de certificação. A iniciativa é do governo estadual, executada pela Seapa, por meio da Emater-MG e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

“O Certifica Minas Café é o maior programa de certificação público do mundo. Ele sempre priorizou as boas práticas de produção não só na sustentabilidade no campo, mas também das relações trabalhistas e nas questões ambientais. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos”, avaliou o presidente da Emater-MG, Glenio Martins.

Para manhã (09/11) está previsto o Cupping dos Cafés classificados no Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. A degustação terá a participação de visitantes de vários países como Bulgária, Estados Unidos,  Alemanha,  Holanda, China e Inglaterra. Eles poderão apreciar os melhores cafés produzidos em Minas Gerais.

“Com isso, nós divulgamos os cafés de Minas Gerais para compradores internacionais, para que conheçam a qualidade do nosso produto”, argumenta Cangussú.  O evento será realizado na sala Coffee of the Year, de 10h às 11h30. O concurso estadual é considerado o maior do país e teve, neste ano, um total de 1.892 inscritos. A lista dos selecionados pode ser conferida no site www.emater.mg.gov.br .

Outro evento promovido pela Emater-MG, realizado no dia 6 na sede da empresa, em Belo Horizonte, foi um encontro com os membros da Plataforma Global do Café (GCP) no Brasil.  Durante todo o dia, o grupo se reuniu com a extensão e a pesquisa rural do país para debater questões como a integração, a troca de experiências e a apresentação de projetos. Entre eles, o chamado Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), ferramenta que reúne um conjunto de boas práticas agronômicas, sociais, econômicas e ambientais, baseado na Produção Integrada de Café (PI Café) da Embrapa. O documento relaciona 122 práticas, divididas entre prioritárias, recomendadas e proibidas.

Sobre a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária (Seapa) e Codemge, do Sistema Faemg, Café Editora e Sebrae. Durante os três dias são realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo. Destacam-se na programação deste ano os mundiais de barista World Coffee in Good Spirits Championship (drinques alcoólicos com café) e World Latte Art Championship (desenho no café com leite), World Brewers Cup (preparo de café) e World Cup Tasters Championship (prova de café) organizados pela World Coffee Events e com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Serviço:
Semana Internacional do Café 2018
De 7 a 9 de novembro
Das 11h às 20h
Expominas, Belo Horizonte (MG)
www.semanainternacionaldocafe.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.