CI

Rally da Safra avalia impactos do clima irregular nas lavouras de soja precoce no Oeste e Norte do Paraná

Técnicos irão a campo a partir de 21 de janeiro, em cenário de baixa produtividade devido à seca


O Rally da Safra, principal expedição técnica privada sobre a safra de grãos no Brasil, chega ao Paraná na próxima segunda-feira, dia 21. Os técnicos avaliarão lavouras de soja precoce no Oeste e Norte do Estado, passando pelas regiões de Maringá, Campo Mourão, Cascavel, Toledo e Guaíra, entre outros. Na sequência a equipe segue no Mato Grosso do Sul, finalizando essa etapa em Campo Grande, no dia 26.

 A expedição técnica, organizada pela Agroconsult, estima percorrer mais de 100 mil quilômetros neste ano. A área avaliada pelos técnicos corresponde a 95% da produção de soja e 72% de milho no País. A previsão pré-Rally da safra brasileira é de 117,6 milhões de toneladas de soja, conforme a Agroconsult, a ser confirmada pelos técnicos em campo.

No Paraná, a situação das lavouras piorou na segunda quinzena de dezembro e no início de janeiro, especialmente no Oeste, no Norte e no Sudoeste do estado. Essas regiões passaram por um período de seca de 20 a 30 dias no final de novembro até pouco antes do Natal. Voltou a chover na última semana de dezembro, mas o volume não foi suficiente para recuperar parte das perdas. A distribuição das chuvas foi irregular e alguns bolsões permanecem ainda bastante secos.

As lavouras mais prejudicadas foram as precoces, que ocupam boa parte da área no Oeste do Estado. “A colheita das primeiras áreas mostra resultados bem abaixo do esperado, na faixa de 20 a 25 sacos por hectare em alguns casos. Os relatos de campo indicam que, em algumas áreas, o ciclo de desenvolvimento encurtou em até 20 dias devido ao estresse hídrico”, observa Fábio Meneghin, coordenador da Equipe 2.

Equipes em campo

Nesta 16ª edição do Rally serão 12 equipes em campo, das quais nove avaliarão as lavouras de soja até o mês de março. Outras três irão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontecerá nos 14 principais estados produtores: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Rondônia e Pará.

Além das avaliações em campo, a expedição fará dez eventos regionais e encontros com produtores para debater as condições da safra brasileira. A expedição estima percorrer mais de 95 mil quilômetros neste ano.

Os trabalhos em campo começaram com a Equipe 1 no dia 14 de janeiro em Sinop/MT. Os técnicos percorreram o Médio-Norte e Oeste do estado do Mato Grosso até 19 de janeiro, coletando informações da soja de ciclo precoce.

A partir do dia 28 a Equipe 3 estará em Goiás para fazer o levantamento no Sudoeste do Estado. A mesma equipe retornará ao Mato Grosso nos dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro para analisar as lavouras na região Sudeste do Estado.

Os técnicos da Equipe 4 permanecerão no Mato Grosso entre os dias 04 e 08 de fevereiro, retornando às regiões Médio-Norte (Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso) e Oeste (Campo Novo do Parecis, Sapezal), chegando até Rondônia para avaliar as lavouras de ciclo médio/tardio.

Na sequência, entre os dias 11 e 14 de fevereiro, a Equipe 5 seguirá para o Nordeste do Mato Grosso, finalizando o levantamento de soja no Estado, e irá também até o Pará.

A Equipe 6 estará em São Paulo entre os dias 17 e 19 de fevereiro e nos dias 20 e 21 no Paraná. O Tocantins receberá a Equipe 7 nos dias 23 e 24 de fevereiro. Entre 25 e 28 de fevereiro, os técnicos estarão em Minas Gerais e Goiás.

A Equipe 8 avaliará lavouras de soja no Nordeste e Norte do Brasil avaliando lavouras nas regiões do Oeste da Bahia, Sul do Piauí, Maranhão e Tocantins entre os dias 11 e 16 de março.

 A expedição permanecerá no Sul até de 18 a 23 de março com a Equipe 9 visitando áreas no Oeste de Santa Catarina e nas regiões do Planalto e Missões do Rio Grande do Sul.

Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra entre os dias 06 de maio e 07 de junho no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2019 chega à 16ª edição com patrocínio do Banco Santander, FMC, Corteva Agriscience, OCP, VLI, Amarok / Volkswagen,  com apoio da FIESP, Fundação Agrisus, WebMotors, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal do Mato Grosso.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.