CI

Começa nesta quarta-feira (20) a Semana Internacional do Café

Evento reunirá toda a cadeia produtiva do café - do agricultor aos apreciadores da bebida - até sexta-feira


O cheiro de café já está no ar de Belo Horizonte, capital do Estado que é o maior produtor do grão no Brasil. Começa nesta quarta-feira (20), no Expominas, a Semana Internacional do Café (SIC) 2019, um encontro entre cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores de bebida.

Principal evento nacional e um dos maiores do mundo, a SIC está com programação extensa e intensa: são 25 eventos simultâneos, entre eles cursos, concursos de barismo e o Coffee of The Year, que indicará os melhores cafés do Brasil, nas categorias Arábica e Canéfora.

As novidades da SIC 2019 são o Pátio do Produtor, que vai ocupar um pavilhão com as novidades no setor de máquinas e insumos agrícolas, e a Hackathon AgroUP, maratona de inovação que será realizada durante 48 horas no Expominas, na qual competidores tentarão solucionar alguns dos principais desafios da cadeia do café, apresentando ideias inovadoras.

Além disso, por três dias, entre uma xícara e outra de café, os participantes se conectarão com as novidades do mercado, por meio de seminários, palestras e rodadas de conversas.

Este ano, a SIC receberá três campeonatos nacionais de barista: Campeonato de Brewers Cup (preparo de café), Campeonato de Cup Tasters (prova de café) e Campeonato Brasileiro de Barista, com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). 

Contará ainda com o 9º Encontro Nacional IWCA Brasil - Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil, que neste ano terá cafeicultoras, empresárias e baristas de 12 países da América Latina e Caribe; e com o Espresso Design, concurso de embalagens que serve como inspiração para o mercado de café. 

Sobre a Semana Internacional do Café - Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

A SIC é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Patrocinadores
A edição deste ano tem o patrocínio oficial Nestlé e patrocínio diamante Sistema Ocemg.

SERVIÇO
Semana Internacional do Café 2019
Quando? De 20 a 22 de novembro, das 11h às 20h
Onde? Expominas – Avenida Amazonas, 6200 – Gameleira, BH
Quanto? Inscrição pelo site: www.semanainternacionaldocafe.com.br – aba credenciamento. Visitantes sem CNPJ pagam R$ 30, para os três dias do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.